De acordo com Oscar Guarizo, superintendente da Saev, a média de tempo de perfuração de cada poço é de três meses
Leidiane Sabino
A Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Votuporanga) iniciou os trabalhos de marcação do terreno que receberá o primeiro dos dois novos poços profundos do município, no bairro Comerciários, região sudeste da cidade.
Primeiro serão perfurados os poços profundos, sendo um de cada vez – primeiro o dos Comerciários (zona sudeste) e depois o do Monte Verde (zona oeste), em seguida terão início as obras civis (reservatórios – elevado e semi-enterrado, casa de bombas, torres de resfriamento, casa de química e interligações) e, por último, será feito o processo de interligar os dois novos poços a estrutura já existente atualmente através de adutoras.
De acordo com Oscar Guarizo, superintendente da Saev, a média de tempo de perfuração de cada poço é de três meses. Desta forma, os dois devem ficar prontos até o final do ano.
“Estaremos então lançando em breve a licitação para as obras complementares. Elas contemplam as caixas de água, tanto a semienterrada como a elevada, e todo o maquinário para isso, os motores e bombas e também toda a interligação desses poços”, disse Guarizo.
A interligação dos poços serve para sanar qualquer necessidade de falta de água. “É para que a gente tenha condição de transportar água de uma região para outra. Por exemplo, temos o poço no Pozzobon, se tem algum problema podemos abastecer aquela região com a água do poço do alto do Assary”, explicou o superintendente. Os dois poços que vão ser perfurados terão a mesma capacidade de armazenar água dos outros dois já existentes. As caixas semienterradas podem armazenar 2 milhões de litro cada uma, já as elevadas cerca de 400 mil litros. As elevadas na verdade servem para dar a pressão na água.
O valor estimado do investimento é de R$22.974.813,09.