O contato das crianças com os pais diminui o tempo de internação e fortalece o vínculo materno e paterno
A Santa Casa de Votuporanga vem trabalhando constantemente a humanização do atendimento em saúde. Para isso, existe o Grupo de Trabalho de Humanização – GTH, dentro da entidade, que realiza estudos, capacitações e ações que possam contribuir para o fortalecimento de uma assistência qualificada e humanizada. Pensando nisso, o hospital ampliou o horário de visita na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e as visitas dos pais passam a acontecer das 8 às 20 horas, sem limite de permanência.
O hospital possui o serviço de UTI Neonatal desde 2007, com dez leitos, totalmente equipados e equipe multidisciplinar para atender as necessidades específicas de um recém-nascido. Desse total de leitos, sete são destinados aos pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde. Com a ampliação do horário de visita, os avós também podem passar mais tempo com as crianças, já que para eles, dois dias na semana foram reservados, sendo as quartas-feiras e os sábados, das 14 às 14h30.
Segundo a neonatologista e responsável técnica da UTI Neo, Lara Galvani Greghi, “a visita é importante não só para os bebês, mas também para os pais como forma de aumentar o vínculo mãe/bebê e pai/bebê, ajudando-os a passar por esse momento delicado da melhor maneira possível. Esse contato precoce e contínuo também tende a diminuir o tempo de internação sensivelmente. A ampliação da visita deve ser encarada com uma das etapas do tratamento dos pacientes”, afirmou a médica.
O provedor da instituição, Luiz Fernando Góes Liévana falou que a humanização é uma de suas metas prioritárias. “Quero muito que a Santa Casa de Votuporanga continue a evoluir em prol do atendimento humanizado. Sei muito bem que para um bom atendimento, é preciso ter estrutura física, condições de atendimentos, profissionais capacitados, materiais e medicamentos, mas é preciso também que os pacientes, os acompanhantes e os familiares sejam tratados com carinho, respeito e dignidade. O hospital tem feito um bom trabalho nesse aspecto, mas precisamos melhorar ainda mais. Nós temos que nos colocar no lugar do outro, daquele que está precisando de ajuda. Portanto, essa diretoria vai trabalhar muito pela humanização”, ressaltou Luiz Torrinha.
Em agosto de 2014, o hospital ampliou o horário de visita dos pacientes de enfermaria, ou seja, das alas, passando a acontecer no período das 12h30 às 20h30. A ação, foi muito bem recebida pela população e principalmente pelos pacientes da instituição.