Leidiane Sabino
A construção da unidade de saúde do bairro Paineiras “Carmem Martins Maria Morettin” está paralisada desde o ano passado e não há previsão de retomada das obras. Até o momento foi iniciada apenas a fase de fundação do prédio. A intenção era entregar o novo espaço para a população ainda neste ano. Porém, agora, a Prefeitura não sabe quando ficará pronto.
A Administração Municipal alega falta de repasse de verbas por parte do Governo Federal como impeditivo para a continuação dos trabalhos no local. O município já cobrou o Governo Federal, que não deu previsão para a liberação do recurso.
Ao todo serão investidos R$ 1.069.990,00, sendo R$ 695 mil do Governo Federal. Aproximadamente seis mil pessoas serão atendidas no novo prédio da unidade de saúde do Paineiras, referentes aos bairros Paineiras, Monte Verde e Residencial Noroeste. A área de construção do espaço é de 766,29m².
O município não deu seguimento à obra com seus recursos para não prejudicar os investimentos em áreas como a própria saúde, educação e assistência social.
Enquanto isso, os pacientes continuam sendo atendidos na unidade, localizada à rua Rio Grande, nº 1708. Atualmente, a unidade “Carmem Martins Maria Morettin”, que atende aos moradores do bairro Paineiras e adjacências, conta com uma Equipe de Saúde da Família, composta por um médico generalista, uma enfermeira, auxiliar e técnico de enfermagem e agentes de saúde. A unidade conta com apoio de profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), formado por psiquiatra, psicólogo, pediatra, ginecologista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.
Com a construção da nova sede, a unidade passará a ter também um profissional dentista.