Com a novela que substituirá “Babilônia”, a Globo pretende tornar a trama mais ágil, deixando-a com a aparência de um reality show
O protagonista de “A Regra do Jogo” é Romero Rômulo, personagem que será interpretado por Alexandre Nero, ator que ganhou o papel que anteriormente destinado a Murilo Benício que, de acordo com fofocas, foi afastado da trama após se desentender com a diretora Amora Mautner.
“A Regra do Jogo” está sendo escrita por João Emanuel Carneiro e tem a difícil missão de alavancar a audiência que “Babilônia” deixou, aliás, uma das piores dos últimos tempos.
Mas voltando à trama da nova novela, Romero Rômulo é um ex-vereador e tem uma vida menos óbvia do que aparenta ser. Ele é um herói do povo, que se apresenta desta forma e faz por onde as pessoas acreditarem nisso. Nesta lista está seu filho adotivo, Dante (Marco Pigossi), policial que dedica ao pai uma confiança incondicional. A especialidade de Romero é reintegrar à sociedade pessoas marginalizadas, especialmente ex-criminosos. Romero é um homem de vida e hábitos simples, aparentemente... Isso é o que se sabe, o que se vê. O carro não é dos melhores e o apartamento onde vive, na zona sul do Rio de Janeiro, é bem mais ou menos. É nesta região da cidade onde parte da trama acontece, onde há ricos, decadentes, honestos, deslumbrados e aqueles que, apenas, conseguem sobreviver. Atena (Giovanna Antonelli) é uma delas. Não é rica, mas quer ser. Atena entra na vida de Romero quer ele queira ou não. Mas ela entra e fica.
O coração da novela pulsa lá no alto, no Morro da Macaca. Uma comunidade idealizada, um lugar que deu certo. Vem de lá os personagens que cruzam a vida de Romero. Ou melhor, gente que guarda em si a explicação para ele ser o que ele é. Tudo começa pela honesta e trabalhadora Tóia (Vanessa Giácomo). Os destinos dela e de Romero se encontram na delegacia. Ela, apesar de não ser criminosa, não foi presa injustamente. Ele, como não é novidade para ninguém, se apresenta como o benfeitor que garante a liberdade de Tóia. Manobra que sai caro para Djanira (Cássia Kis Magro), mãe de criação da jovem. É que Djanira é quem mais conhece Romero.
Djanira também criou Juliano (Cauã Reymond), que está envolvido até o pescoço nessas relações. Ele namora Tóia e não vê Romero com bons olhos. A indisposição entre os dois passa por questões pessoais e por Zé Maria (Tony Ramos), um homem que tem o paradeiro tão nebuloso quanto a sua ficha corrida. Foi Zé Maria quem pôs fim na amizade entre Djanira e Adisabeba (Susana Vieira), a rainha da comunidade, dona da maioria dos empreendimentos do Morro da Macaca, como a Caverna da Macaca. Trata-se da boate que ferve na noite carioca.
Novidade - A Globo desenvolveu um método novo de gravar novela. A ideia é que o público não ficasse mais de “fora”, que a dramaturgia se aproximasse dos realities shows na forma de captar as imagens e chegar ao telespectador. Tudo para que o público sinta que aquilo que está sendo visto pode ser real. Foi então criada a “Caixa Cênica”, que são os cenários 360 graus, com a boca de cena fechada e uma logística que permite gravar uma novela na velocidade em que ela acontece.