Equipe do Instituto Brasil Leitor está em Simonsen para formação sobre os cuidados com a Biblioteca Jovem, a primeira do Brasil
Alunos e professores do CEM (Centro de Educação Municipal) Prof. Orozimbo Furtado Filho, de Simonsen, participaram nesta terça-feira (25/8) de uma formação do Instituto Brasil Leitor. A bibliotecária-chefe do Instituto, Maria das Graças Garcia, abordou sobre os cuidados com as obras, catalogação por gêneros e manutenção da Biblioteca Jovem instalada em Simonsen, a primeira do Brasil. O tema da capacitação foi “Temos uma biblioteca e agora?”. As atividades foram desenvolvidas em dois períodos.
A secretária da Educação, Silvia Rodolfo, ressalta a importância desta formação. “Simonsen foi contemplado com a Biblioteca Jovem que, definitivamente, mudou a realidade do Distrito. O espaço expandiu as fronteiras da escola e reúne toda a comunidade, que se sente inserida neste universo lúdico e de conhecimento. As capacitações reforçam o pertencimento dos alunos e professores com a Biblioteca, gerando uma identidade”, afirmou.
Sobre a Biblioteca
A Biblioteca Jovem é o mais novo formato de projeto do Instituto Brasil Leitor. Além dos livros, o espaço, assim como as Bibliotecas para Primeira Infância, dispõem de uma rica variedade de materiais com os quais os jovens poderão desenvolver o hábito e gosto pela leitura como: acervos de jogos, multimídia, CDs, DVDs, jornais e revistas, além de painéis de grafite e pinturas.
O público-alvo é formado por crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. “Autonomia é dada aos jovens para que eles participem ativamente da implementação da biblioteca: eles colorem as paredes com pinturas, grafites, montam as estantes e organizam os livros. Cabe aos educadores das bibliotecas o papel de estimular os alunos e oferecer liberdade para que eles se tornem construtores do seu próprio processo de conhecimento”, enfatizou a secretária.