O local receberá dois escritores premiados no dia 2 de setembro; às 15h, Ilan Brenman e às 19h é a vez de Marcelino Freire
Marcelino Freire é um dos principais nomes da nova geração de escritores brasileiros
Na próxima semana, a Biblioteca Escolar Castro Alves, localizada no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) terá uma programação diferenciada. Com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar receptividade entre o público, autores e dirigentes da área cultural, o município sedia “Viagem Literária”, no dia 2 de setembro.
A Biblioteca receberá dois escritores premiados. Às 15h, Ilan Brenman, considerado um dos principais nomes da literatura infantil, participa de um bate-papo com estudantes dos ensinos Fundamental e Médio e comunidade em geral. E às 19h é a vez de Marcelino Freire ter contato com público adulto. Freire participou como convidado do FLIV em 2011.
A secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, ressaltou a importância de sediar o programa pela primeira vez. ““Viagem Literária” promove diálogos que dinamizam a programação cultural das bibliotecas municipais, contribuindo para transformá-las em Bibliotecas Vivas, em centros de convivência multicultural para toda comunidade. Brenman e Freire são escritores renomados, com livros publicados em todo o Brasil e exterior, que vêm com o intuito de desmistificar a ideia de que bibliotecas são espaços de silêncio e sem debates”, afirmou.
Os escritores
Ilan Brenman
É considerado um dos principais escritores de literatura infantil do país. Tem dezenas de livros publicados. Recebeu o prêmio Melhor Livro para Criança de 2011, pela Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (FNLIJ), com O Alvo (Ática).
É mestre e doutor pela Faculdade de Educação da USP e bacharel em Psicologia pela PUC/SP. Publicou mais de 60 livros (alguns premiados e traduzidos no exterior), circula pelo Brasil há quase 20 anos ministrando palestras, cursos e prestando consultoria nas áreas de educação e cultura. É colunista da revista Crescer e da rádio CBN, onde desde 2014 apresenta dois boletins falando de Educação e Literatura.
Nos dois últimos anos, lançou seis livros novos: Enganos (Melhoramentos), A Sabedoria do Califa (Ática), Como Ele Foi Parar Aí Dentro? (Aletria), As 14 Pérolas da Mitologia Grega (Brinque-book), O Bico e Segredos (Moderna).
Marcelino Freire
É pernambucano, nascido em 1967, na cidade de Sertânia. Mudou de Recife para São Paulo em 1991. Atualmente é um dos principais nomes da nova geração de escritores brasileiros. Foi criador e é diretor geral da Balada Literária, evento anual que movimenta a cena cultural da Capital há uma década. É autor, entre outros, dos livros de contos Angu de Sangue (2000) e BaléRalé (2003), ambos lançados pela Ateliê Editorial. Também idealizou e organizou, em 2004, a antologia Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século. Em 2014, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura com o romance Nossos Ossos (Record).