Diretor do Secez, Nilton Santiago, disse que por diversas vezes, agentes de endemias foram vistoriar o local
Uma ação expedida judicialmente autorizou a Prefeitura de Votuporanga por meio de um trabalho conjunto entre as Secretarias da Saúde e Obras e Coopervinte a remover entulhos e uma grande quantidade de material orgânico de uma residência no bairro Estação. Para o trabalho que contou com o apoio da Polícia Militar foram necessárias 20 pessoas além de maquinários na manhã da última sexta-feira (28) para a limpeza da área externa do terreno.
Além de responder judicialmente, o morador foi penalizado com uma multa de aproximadamente R$ 580, aplicada por fiscais da Vigilância Sanitária.
O diretor do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) - Nilton Santiago disse que por diversas vezes, agentes de endemias foram vistoriar o local e orientar o morador para a remoção dos criadouros de dengue e leishmaniose que foram acumulados. “É necessário que cada morador cuide do seu espaço, da sua casa. Um ambiente insalubre como este é prejudicial à saúde não só dos próprios moradores da residência, mas de toda comunidade”.
Foram retirados do imóvel cinco caminhões com o auxílio de uma retroescavadeira.
Em 2014 foram registrados 2.865 casos de dengue em Votuporanga e um óbito. Neste ano, são 1.274 confirmações da doença.
Dengue
A Secretaria de Saúde sempre orienta a população para o controle da dengue no município, incluindo, o recolhimento dos criadouros existentes nos quintais, retirando a água acumulada após as chuvas, a fim de se evitar o surgimento de larvas e mosquitos do Aedes Aegypti.
Os principais sintomas, são:
- dor de cabeça, nos olhos, músculos e articulações;
- febre alta de 5 a 7 dias;
- manchas avermelhadas por todo corpo;
- falta de apetite e fraqueza;
- na forma hemorrágica, há o sangramento internos e/ou mucosas.