A iniciativa pretendeu esclarecer a sociedade sobre a situação financeira precária enfrentada pela rede de saúde pública
A Santa Casa de Votuporanga participou no dia 4 de agosto, da ação nacional em Brasília, do movimento “Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo”. Durante o dia, os participantes se concentraram em um ato público na Esplanada dos Ministérios e em seguida, se reuniram na Câmara dos Deputados. O presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) e da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti, conseguiu também uma audiência com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
Rogatti teve a oportunidade de entregar um documento com as principais reivindicações do setor filantrópico e falar das dificuldades em geral.
A iniciativa pretendeu esclarecer a sociedade sobre a situação financeira precária enfrentada pela rede de saúde pública e alertar para o iminente colapso dos hospitais beneficentes e as graves consequências que isso pode acarretar para o SUS . A divulgação dessa realidade e a mobilização em torno do tema são indispensáveis para que medidas urgentes que garantam o direito à saúde dos cidadãos sejam tomadas.
O provedor da Santa Casa de Votuporanga, Luiz Fernando Góes Liévana, destacou a importância dessa etapa do movimento . “A audiência representa mais um passo em prol da melhoria do SUS, pois Edson Rogatti representa duas grandes instituições do setor, que é a CMB e Fehosp. Dessa forma, esperamos agora que tanto a presidência, quanto o ministro, entendam e tomem de fato alguma medida à favor da saúde do país, agindo de forma imediata para ajudar os hospitais filantrópicos.”