A Prefeitura de Votuporanga encerrou nesta quinta-feira (27/8) a fiscalização em terrenos, com objetivo de contribuir com a saúde pública. Durante quase um mês, cinco fiscais percorreram a cidade e vistoriaram 11.300 lotes. Deste total, 326 proprietários de áreas foram multados.
De acordo com diretor do departamento responsável pelo serviço de fiscalização, Osmildo Botta Junior, a quantidade de terrenos sujos surpreendeu. “Geralmente, nossa fiscalização dura mais de um mês. Mas os proprietários atenderam nossas notificações e, portanto, nossa triagem foi mais rápida, o que demonstra conscientização dos donos de áreas”, afirmou. As notificações para a limpeza de terrenos foram feitas nos carnês de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) do ano passado e divulgadas por meio de editais.
Para os proprietários de lotes sujos, serão cobradas a multa de 80 UFM (R$ 234,87), mais a taxa de limpeza (R$ 0,36 o m²). A próxima fiscalização será de 1º de novembro a 15 de dezembro.
Os terrenos baldios são os maiores vilões e conter a proliferação de insetos nocivos à saúde pública implica na adoção de medidas mais rígidas, como a autuação dos proprietários de lotes transformados em depósitos de entulhos e lixos, espalhados pela cidade.