A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Prefeitura, promove pela primeira vez em Votuporanga o 3º Fórum de Leishmaniose Visceral do Estado de São Paulo. O evento será realizado hoje, no Centro de Convenções, das 8h às 17 horas.
O encontro faz parte da Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral, que este ano traz o tema “O Controle Depende da Participação de Todos”. O evento é gratuito e aberto para toda população interessada, sobretudo, representantes de ONG de proteção animal, médicos, veterinários e demais profissionais da área da saúde.
O fórum apresentará um panorama da doença em todo o Estado, com enfoque na leishmaniose visceral em animais e humanos. O veterinário da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Élcio Sanchez Estevez Júnior, conta que serão mostrados todos os projetos que estão sendo desenvolvidos em Votuporanga no combate à doença, bem como a eficácia de seus resultados, como o Projeto de Encoleiramento.
O evento contará com mesas redondas sobre os diversos aspectos da doença.
Votuporanga, por ser referência no cuidado e prevenção da doença em todo Estado, foi escolhida como cidade sede. “A Secretaria de Saúde da Prefeitura vem desenvolvendo projetos com parcerias do IAL (Insituto Adolfo Lutz) e Unifev há mais de cinco anos. É um trabalho modelo no controle à leishmaniose, elevando nossa cidade à destaque no cenário nacional”, afirmou o veterinário.
Leishmaniose
A leishmaniose visceral é uma doença transmitida por mosquitos de cor clara, que vivem em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo orgânico (ex.: galinheiros). As fêmeas se alimentam de sangue, preferencialmente ao fim da tarde, para o desenvolvimento de seus ovos.
Pessoas e outros animais infectados são considerados reservatórios da doença, uma vez que o mosquito, ao sugar o sangue destes, pode transmiti-la a outros indivíduos ao picá-los.