Com esta atualização de dados do eleitor, ele será identificado por meio de impressão digital e fotografia na hora de votar
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Por determinação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, o Cartório Eleitoral de Votuporanga inicia hoje o cadastramento por meio do sistema de biometria. A mudança ainda não é obrigatória a todos os eleitores, apenas aos novos, os que vão fazer revisão de seus dados ou transferência dos títulos.
O atendimento nos cartórios eleitorais com coleta de dados biométricos é realizado exclusivamente por agendamento, isso evita filas e demora no atendimento. O eleitor pode entrar em contato por meio do telefone 148 (custo de ligação local em todo o Estado) ou pelo site do TRE: www.tre-sp.jus.br
Depois de agendado o atendimento pelo telefone ou site, o eleitor deve se dirigir até o Cartório Eleitoral munido de comprovante de endereço em seu nome, podendo tal prova ser feita com os seguintes documentos: conta de energia elétrica, água ou telefone, envelopes de correspondência ou nota fiscal, emitidos ou expedidos nos três meses anteriores ao preenchimento do requerimento, ressalvada a possibilidade de se exigir documentação relativa a período anterior, de acordo com o § 3º do artigo 65 da Resolução TSE nº 21.538/2003; contracheque ou cheque bancário em que conste endereço; documento expedido pelo INCRA.
O cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada.
A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.
O cadastramento biométrico é feito com utilização do chamado “Kit Bio”, composto de dispositivo de captura de fotos, escâner para captura de digitais, maleta de transporte e cenário (mini-estúdio fotográfico com assento).
“Orientamos que a pessoa chegue no cartório um pouco antes da hora marcada para que possamos verificar se há alguma pendência. Além disso, é importante não deixar para a última hora, porque no ano que vem teremos eleição e o sistema deve ser fechado em maio. O sistema biométrico visa dar mais segurança na hora do voto, evitando, inclusive, que outras pessoas se passem pelo dono do título do eleitor”, disse Ivan Oliveira de Sousa, chefe de Cartório de Votuporanga.