Isabela Jardinetti
O ano está acabando e os empresários devem priorizar algumas ações neste momento para não se apertarem e ter um fim de ano com boas vendas. Os consultores do Sebrae-SP em Votuporanga, Viviane Karina Gianlourenço e Guilherme Lui deram algumas dicas para que estes empreendedores possam seguir.
“Neste período de incertezas, o empresário deve ter atenção em alguns pontos: ficar de olho no caixa, evitando excessos; investir suas compras em mercadorias que tenham mais saída – aqueles produtos que são venda certa e evitar muito estoque, afinal estoque alto é dinheiro parado”, alertam os consultores.
Cliente
Viviane contou que o personagem mais importante de uma empresa é sempre o cliente. “Sem o cliente não sobrevivemos, por isso ter uma gestão de relacionamento é fundamental. Ter o cadastro de seus clientes atualizado e com dados que auxiliem a gerar novas vendas e a também resgatar clientes que não voltam há algum tempo é uma estratégia importante, visto que todo cliente gosta de ser lembrado e ainda por cima ter um incentivo (brinde, desconto, etc) para voltar à loja”.
Ela ainda conta que para este relacionamento dar mais certo vale ligações de felicitações pelo aniversário, aviso de novos produtos na loja, como aquela peça que a cliente queria há algum tempo e que chegou. “O que o empresário não deve perder é o cliente de vista”.
Erros
Os consultores contam que este é um momento de dar menos chance ao azar, ou ao concorrente. “Neste caso, o tratamento e atendimento ao cliente deve receber uma atenção especial do empresário e da equipe de vendas para não deixar o cliente sem uma boa impressão da loja. Para isso, evite a loja desorganizada, com produtos mal expostos ou mal iluminados (produto que o cliente não vê, ele não compra), além de deixar faltar produtos é um erro capital, visto que ele irá embora”.
Guilherme disse que ter um atendimento acolhedor é sempre importante em qualquer momento. “Neste período de final de ano que estamos vivenciando, ganha mais peso. Atenda com um sorriso no rosto, chame o cliente pelo nome pelo menos três vezes, evite dizer: ‘posso ajudar’ ao invés disso ‘Olá, seja bem-vindo’/’Bom dia/tarde, fique à vontade’/Temos alguns novidades naquela área da loja...aproveite”.
Promoções
O brasileiro em especial adora a palavra “promoção” e seus derivados: “desconto”, “off”, “liquidação”, etc. Mas promoção não é necessariamente baixar preço, de acordo com os consultores, promoção é originada do verbo ‘promover’, que é destacar o produto, dar importância a ele.
“Assim promover o produto tem várias alternativas, como, por exemplo, dar um nome ou tema à promoção: Semana Imperdível Do Churrasco; Dia da Calça Jeans; Mês dos Brinquedos, etc. Mas fundamental é que o cliente perceba o ganho, se ele não identificar que a comunicação de promoção não tem benefícios (prazo, produto exclusivo, lançamento, oportunidade ou mesmo preço) ele não adere à promoção e ainda pode ficar com uma imagem negativa da empresa, portando tome cuidado. O Sebrae-SP tem cartilhas gratuitas de orientação promocional, entre em contato pelo 0800 570 0800 ou 17 3421-8366 e peça a sua”.