Enquanto o município tem hoje 1.545 pessoas trabalhando no setor, no mês de julho houve 33 dispensas
Leidiane Sabino
O nível de emprego na construção civil brasileira registrou queda de 1,29% em julho na comparação com o mês anterior, Votuporanga vive a mesma situação, mas com índice ainda maior, -2,09%.
Enquanto o município tem hoje 1.545 pessoas trabalhando no setor, no mês de julho houve 33 dispensas, o que gerou a diferença de -2,09% com relação a junho, quando houve 40 demissões na área. Este é o terceiro mês seguido de queda na geração de oportunidades de trabalho na construção civil, já que em maio houve 131 contratações e 142 dispensas.
Na país, essa é a 17ª queda mensal consecutiva, com o corte de 486,6 mil vagas. Em 12 meses, em números absolutos houve redução de 414,1 mil postos de trabalho, com retração de 11,67%. Os dados são da pesquisa de emprego realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego.
Com o resultado, a quantidade de trabalhadores com carteira no setor ao final de julho era de 3,134 milhões. De janeiro a julho de 2015 foram cortados 184,6 mil empregos na construção brasileira em relação a dezembro de 2014.
“Os dados são extremamente preocupantes, ainda mais no momento em que o governo sinaliza que elevará impostos. Isso será prejudicial à economia e à construção, alimentando o desemprego e a queda da renda. Ao contrário, o governo deveria adotar uma postura favorável à reativação econômica, colocando em dia os atrasos de pagamentos do PAC e do Programa Minha Casa, Minha Vida, agilizando concessões e estimulando o crédito”, afirmou José Romeu Ferraz Neto, presidente do SindusCon-SP.
Região
Em julho, o saldo geral entre demissões e contratações resultou no fechamento de 387 vagas de trabalho na região, o que representa uma queda de 1,24% em relação ao mês de junho. Com exceção de Andradina, Birigui e Olímpia, o quadro negativo se repete na maioria das cidades pesquisadas.