Estiveram em Votuporanga ontem os representantes da empresa Solatio Energia, que tem sede no município, os espanhóis Pedro Vaquer Brunet e Jaime Sureda Bonnin. Com eles estava o prefeito de Artà, Bartolome Gili Nadal. Artà é um município da Espanha na província e comunidade das Ilhas Baleares.
No período da manhã, eles estiveram com o prefeito Junior Marão e à tarde, na sede da empresa na cidade, localizada na rua Rio de Janeiro.
Durante o encontro com Marão, Brunet e Bonnin falaram sobre o leilão de energia solar promovido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), na última sexta-feira, que contratou 833,8 megawatts. A Solatio Energia arrematou 20% dos projetos viabilizados. Em 2014, a empresa foi a maior vencedora de outro leilão de energia solar reserva, angariando 40% dos contratos. Além disso, a empresa já confirmou que tem planos de conquistar entre 30% e 40% do mercado solar fotovoltaico no Brasil por meio de participação em leilões e venda de energia no mercado livre.
A Solatio
O Brasil é um dos 10 países que mais consome energia em todo o mundo e entre os cinco que mais consomem ar-condicionado devido ao clima. Por outro lado, oferece as condições ideais para a produção de energia solar.
A Solatio foi criada com o objetivo de ser a empresa pioneira no Brasil em projetos fotovoltaicos. Tem mais de 20 anos de experiência em projetos de energia elétrica e há 10 anos constrói usinas na Europa.
A empresa desenvolve o licenciamento, permissões e autorizações, desde a fase fundiária, ambiental, legal e regulatório, permitindo aos empreendimentos 100% de sucesso para habilitação junto a EPE nos leilões federais.
Os projetos possuem as melhores radiações possíveis no Brasil, com menores custos de conexão e todas as licenças ambientais necessárias, proporcionando os projetos mais competitivos frente ao mercado.