Situação pode ficar complicada, já que o IML da cidade vizinha não irá mais funcionar 24 horas e ficará fechado das 19h às 7h
IML de Votuporanga está sem auxiliar de necropsia desde o dia 1º de junho deste ano
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Desde o dia 1º de junho sem auxiliar de necropsia no IML (Instituto Médico Legal) de Votuporanga, os corpos que necessitam de autópsia têm sido levados para São José do Rio Preto. De acordo com as duas funerárias do município, cerca de 18 traslados já foram feitos até a cidade vizinha para a realização do exame.
O MP (Ministério Público) divulgou nesta terça-feira (1º) que o IML de São José do Rio Preto não irá mais funcionar 24 horas por dia e fechará das 19h às 7h, por apresentar falhas na estrutura do local e nas condições de trabalho. O MP vai instaurar inquérito para investigar o pedido da promotoria que informou já conhecia a situação do necrotério.
Com isso, as famílias que já estavam esperando mais para a liberação dos corpos para velório e enterro devem ter mais transtornos pela frente.
Diante da situação, a Prefeitura de Votuporanga resolveu fazer um convênio com o Estado para contratar emergencialmente o auxiliar de necropsia até que um profissional concursado assuma o cargo, mas até o momento o contrato não foi firmado.
Irregularidades
O levantamento do Ministério Público aponta diversas irregularidades nas unidades do necrotério e do Instituto de Criminalística em Rio Preto. Segundo o documento, o local é insalubre, o material usado é sucateado e falta adequações nos prédios como gerador de energia e equipamentos para conservação dos corpos.
A superintendência da Polícia Científica é que coordena o Instituto Médico Legal e os dois órgãos respondem à Secretaria de Segurança Pública, que confirmou em nota que o IML de Rio Preto ficará fechado durante a noite e sem data prevista para o retorno do trabalho 24 horas.
A secretaria informou ainda que o motivo da medida é a adequação dos horários dos funcionários que trabalham no necrotério. A secretaria afirmou também que um concurso já está em andamento e que, quando as contratações forem realizadas, 17 profissionais serão encaminhados para a região de Rio Preto, incluindo Votuporanga.