Assim como qualquer época do ano ou períodos bons e ruins, o que é necessário para investir em um novo negócio é planejamento. O Sebrae orienta que com um plano de negócios elaborado é possível identificar oportunidade em meio à crise ou mesmo se diferenciar frente aos concorrentes quando o mercado está aquecido. “Portanto, o que o momento pede é preparação, busca de conhecimento e pesquisa de mercado para saber se é uma bom momento para investir e ter um bom retorno”, revelam os consultores do Sebrae.
Restaurantes
Votuporanga ganhou recentemente vários estabelecimentos do ramo alimentício, os consultores disseram que com o empoderamento de renda da classe C, o consumo de alimentos fora do lar cresceu nos últimos 2 anos, não só em Votuporanga, mas no Brasil como um todo. “Por isso, houve um inchaço na busca e abertura desse tipo de negócio na cidade. Todos os negócios podem dar certo, o que o empreendedor e empresário precisa saber é que para dar certo não há uma receita de bolo certeira, mas sim ingredientes que se combinados com a paixão pelo que faz do empresário, a probabilidade de sucesso é maior”.
“Abrir um empreendimento do mesmo segmento faz com que o consumidor fique dividido na hora da compra, isso no marketing chamamos de “share” ou “participação de mercado” – se eu tenho mais concorrentes para dividir com os mesmos clientes, cada empreendimento, teoricamente, ficará com um número menor de clientes. Mas na prática, fatores como inovação (pratos diferenciados, serviços mais ampliados, atendimento personalizado) fazem com que o cliente opte por empresas mais profissionais e mais preparadas”.
O Sebrae oferece orientações específicas para que quer se diferenciar no mercado. “De 14 à 18 de setembro acontece a Semana do Comercio Varejista em Votuporanga e contaremos com palestras, oficinas e consultorias para empresários se despontarem”.