Unidades de Saúde de Votuporanga acompanham as jovens de até 20 anos com grupo de gestantes, além do pré-natal
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br
Neste ano, as unidades de saúde de Votuporanga atendem 37 adolescentes grávidas. No ano passado, foram 34 jovens mães que passaram pelos Consultórios Municipais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, elas são encaminhadas para o ginecologista para fazer o pré-natal. No caso de gravidez de risco, são encaminhadas para o AME e, se necessário, para psicólogo ou outras especialidades.
De acordo com Rosely Maria Eleutério Rodrigues, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente de Votuporanga, a cada 15 dias o Consultório Municipal se transforma na Casa do Adolescente. “Atualmente está nos Consultórios Municipais “Dr. Ruy Pedrozo” e “Dr. Gumercindo Hernandes Morales”, onde, temos o Grupo de Gestantes Adolescentes, que atende meninas de até 20 anos de idade. Os grupos são temáticos e é realizado por uma equipe multiprofissional (enfermeira, dentista, psicólogo, fisioterapeuta, ginecologista, pediatra, educadora perinatal, agente comunitário de saúde e auxiliar de enfermagem). As adolescentes recebem orientação, fazem o pré-natal e artesanato”, disse.
A secretaria também realiza campanhas de conscientização no município voltadas aos jovens para o uso de camisinha, para evitar a gravidez na adolescência. “No Programa do Adolescente chamamos de Projeto Janela, que são atividades da equipe junto à comunidade. Contamos com as seguintes parcerias: Programa de Saúde na Escola (PSE); Secretaria da Educação; Delegacia de Ensino; Secretaria de Assistência Social e a Casa da Criança de Votuporanga”.
Números
Rosely disse que qualquer que seja o número de gravidez na adolescência é alto por ser tratar de uma adolescente. “Mas em Votuporanga temos uma queda significativa de grávidas adolescentes. Verificamos que no ano de 2000, número total de nascidos vivos por residência foi de 236. Nos anos subsequentes de 2001 a 2014 verificamos a diminuição da gravidez na adolescência. Na idade compreendida até 14 anos a redução foi de 2000 com 16 para índices em 2014 com 4”.
A diminuição da gravidez na adolescência é uma das metas do Milênio estabelecido pela ONU e, de acordo com a coordenadora, Votuporanga está conseguindo diminuir. “Esse é um dos motivos pelo qual o trabalho ‘Comportamento da gravidez na adolescência no município de Votuporanga - análise da série histórica de 2000 a 2014’ estará concorrendo a um prêmio no I Congresso Integrado de Sociedades de Adolescência, que será nos próximos dia 8, 9 e 10 de setembro em Montevidéu, no Uruguai”.