Esta imunização previne a transmissão do vírus causador do câncer de colo do útero, terceira causa de morte de mulheres no Brasil
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A segunda etapa de vaci-
nação contra o HPV é
realizado em Votupo-ranga em todo o mês de setembro e segue até outubro. Para conseguir imunizar as 1.500 meninas com idade entre 9 e 11 anos de idade, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma estratégia com atendimento nas escolas, onde está concentrado o público-alvo.
De acordo com a enfermeira Danielli Fortilli, responsável pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde, além das unidades de saúde, a vacinação está sendo realizada em todas as escolas públicas e particulares de Votuporanga, conforme agendamento estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.
Danielli explicou ainda que há orientações para acabar com o tabu com relação à vacina. “Muitas pessoas têm receio das reações adversas, mas, na verdade, ela é segura e bem tolerada. No município não tivemos nenhum registro de reação adversa grave”, disse.
A vacina contra o HPV previne a transmissão do vírus causador do câncer de colo do útero. Este tipo de câncer é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
O esquema completo de vacinação é composto de três doses, com intervalo de 6 meses entre a primeira e segunda dose, e cinco anos, entre a primeira e terceira dose.
Sobre o HPV
O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contagio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, é a chamada transmissão vertical.
Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.