As 10 empresas ou grupos com maiores números de registros no órgão de proteção ao consumidor pertencem a esses segmentos
Brasil terminou o mês de julho de 2015 com 137,65 celulares para cada 100 habitantes
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Telecomunicações e serviços financeiros estão no topo das reclamações registradas no Procon de Votuporanga. O acesso às novas tecnologias por meio dos aparelhos telefônicos tornou-se uma via de mão dupla, as novidades chegam e junto com elas os problemas, o que gera transtornos usuários. Já as instituições financeiras, especialmente em épocas de crise, são muito procuradas pelas pessoas que não conseguem honrar suas dívidas.
O que parece solução pode virar problema e, para que isso não aconteça, a diretora do Procon local, Andréa Thomé, aponta alguns cuidados que devem ser tomados antes da aquisição de um serviço.
“Os dados mostram que, mais uma vez, os setores de telecomunicações e financeiro lideram o ranking: das 10 empresas ou grupos com maiores números de registros pertencem a esses segmentos. Esse resultado enfatiza o que os órgãos de defesa do consumidor vêm constatando e apontando: nos setores regulados da economia, ainda não é dado o devido tratamento aos interesses e direitos dos consumidores”, disse Andréa Tomé.
A diretora do Procon disse que ainda há as velhas práticas abusivas cometidas pelas instituições financeiras ao impedirem a escolha do pacote de serviços para movimentação das contas. “Em recente pesquisa, nenhum dos bancos sugeriu ao consumidor abertura de conta somente com serviços essenciais – operações básicas gratuitas. Outra irregularidade é a inclusão de outros serviços na abertura da conta sem autorização do consumidor – a famosa venda casada”.
Andréa destacou ainda que a maioria dos bancos envia cartão de crédito sem solicitação, o que é vedado pelo artigo 39 do CDC, pela Resolução do Banco Central e recente Súmula 532 do STJ. “Alguns bancos fornecem cartões com função múltipla de débito e crédito, o que também exige cuidado, em especial quando o consumidor é vítima de crimes envolvendo limites não solicitados. A solução é pedir a substituição do cartão múltiplo por outro exclusivamente de débito”, falou.
Os assuntos financeiros representam 28,74% dos atendimentos do Procon no primeiro semestre 2015, neste segmento, o assunto cartões de crédito é destaque com os seguintes problemas: cobrança indevida; lançamento não reconhecido na fatura; cobrança não autorizada de tarifas bancárias; cobrança de despesas com cobrança; não cumprimento do contrato de serviços de cartão de crédito; alteração do contrato de serviços de cartão de crédito; não entrega de cópia do contrato de serviços de cartão de crédito; cancelamento do contrato de serviços de cartão de crédito; falha bancária em transações eletrônicas (transferências indevidas, saques indevidos); transação eletrônica não reconhecida; envio de produto ou serviço sem prévia solicitação; e não envio da fatura do cartão de crédito.
Fiscalização
Neste ano, o Procon de Votuporanga realizou 45 atos fiscalizatórios na cidade, o que resultou em 20 infrações.
O órgão de atendimento ao consumidor local tem ISP (Índice de Solução dos Problemas) de 79%. Com relação aos índices de solução logo no primeiro atendimento no Procon de Votuporanga, a maior parte das 10 empresas tem desempenho superior a 79% (Vivo, Claro, Tim, Sky, Samsung).