Da Redação
A Comitiva Fé e Tradição da cidade de Novo Horizonte iniciou, no último dia 14, pela quarta vez, o percurso pela velha Estrada Boiadeira. No último sábado, a comitiva passou por Valentim Gentil e Votuporanga.
O grupo de cavaleiros é formado por sete integrantes e liderada por Gilmar Fiorin, de Novo Horizonte. Ele incorporou mais dez participantes, dentre eles funcionários da Apta (Agência Paulista de Agronegócios) do Polo Noroeste Paulista e pessoas de Valentim Gentil, no trecho de Santo Antônio do Viradouro até a Apta. A comitiva fez pouso para continuar a cavalgada no domingo, na sede da Apta, pelo terceiro ano. Descansados para continuar a cavalgada no domingo, foram recepcionados com um almoço, no qual não faltaram arroz carreteiro, costela no bafo, salada e doce de abóbora caseiro como sobremesa.
Um dos destaques da comitiva é a participação do Sr. "Xico", boiadeiro votuporanguense de 86 anos, que percorre fielmente os 385 quilômetros que vão de Santa Fé do Sul a Novo Horizonte.
Relembrando a tradição, usam uma tropa de burros e mulas para o transporte dos participantes e da "traia" característica. A iniciativa foi denominada "Revivendo a Boiadeira". A Comitiva Fé e Tradição é formada por nove integrantes entre 50 a 70 anos de idade. Os desbravadores começam o percurso no início da Boiadeira, passando por Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Dirce Reis, Pontalinda, São Francisco, São João das Duas Pontes, Valentim Gentil, Votuporanga, Cosmorama, Tanabi, Engenheiro Balduino, Bálsamo, Mirassol, Nova Aliança, Jaci e Novo Horizonte. O trajeto soma 385 quilômetros a serem percorridos em 14 dias.