A novela que substituirá “Ti-Ti-Ti” promete muitas gargalhadas aos telespectadores
O tão falado remake de “Ti-Ti-Ti” chega ao fim. A adaptação de Maria Adelaide Amaral, do sucesso dos anos 80 de Cassiano Gabus Mendes conseguiu seu objetivo e agradou os telespectadores. E nesta segunda, estreia “Morde & Assopra”, novela de Walcyr Carrasco, que tem a difícil missão de repetir o sucesso de sua antecessora, senão, todos já sabem que a trama será encurtada para dar lugar a outro folhetim.
A nova novela promete misturar o passado, com o presente e o futuro. No Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão, começam as aventuras da paleontóloga Júlia (Adriana Esteves). Seu sonho é encontrar os restos de um réptil marinho, extinto há milhões de anos. Do outro lado do mundo, na fictícia Preciosa, um fazendeiro, Abner (Marcos Pasquim), precisa lutar para manter cada pé de café de sua fazenda. Disso depende a sobrevivência de sua família. E, entre as luzes de Tóquio, está Ícaro (Mateus Solano). Seu sonho? Construir um robô que reproduza com exatidão Naomi (Flávia Alessandra), mulher que amou e perdeu em um trágico acidente.
O enredo envolve as peculiaridades da paleontologia, o prazer da descoberta de uma nova espécie, as novas tecnologias ao alcance do ser humano, a cultura oriental milenar. E um romance de dois bicudos que se beijam, Júlia (Adriana Esteves) e Abner (Marcos Pasquim). São curiosidades e temas que têm a urgência contemporânea misturada aos elementos clássicos de um folhetim.
Júlia precisa encontrar os fósseis no Monte Fuji para concluir sua tese de doutorado e dar aulas na Universidade de Oxford, na Inglaterra. No momento em que está desenterrando a cabeça do réptil que confirmará sua tese, sente o chão tremer. Um terremoto acaba com as chances de Júlia concluir seu trabalho. Sem fósseis nem dinheiro, ela vê seus sonhos serem enterrados com o esqueleto que havia descoberto.
Mas ela não sabe ainda que nem tudo está perdido! Um excêntrico brasileiro que visita Tóquio irá ajudá-la a encontrar uma solução. Ícaro (Mateus Solano), médico por formação e cientista por opção, está no Japão à procura de novas tecnologias para criar um robô semelhante a sua esposa, Naomi. O destino cruza o caminho dos dois e Ícaro, ao saber do terremoto, conta a Júlia sobre a existência de sítios arqueológicos em Preciosa. Ele explica que nesta cidade foram descobertas várias ossadas de animais pré-históricos. Júlia se anima e corre atrás desta nova chance que a vida lhe dá!
O noivo e orientador de Júlia, John Lewis (Michel Bercovitch), vai a Tóquio com a boa notícia de que a mudança do foco da pesquisa foi aceita e que Júlia terá a verba para terminar sua tese no Brasil. A paleontóloga embarca, então, para uma nova aventura na companhia de seus assistentes Cristiano (Paulinho Vilhena) e Virgínia (Bárbara Paz).
A chegada de Júlia a Preciosa dividirá a cidade e a opinião da população sobre a sua escavação. No mesmo local em que descobrirá o mais puro e sincero sentimento, a paleontóloga encontrará o maior obstáculo para sua pesquisa.
É na fazenda de Abner que está enterrado o resto da ossada de um Titanossauro, mas o que parece simples será muito complicado. Abner não está disposto a derrubar sua plantação de café para que ela escave o terreno atrás do esqueleto do dinossauro. Para ele, não há cabimento algum em liquidar a sua fonte de renda e o seu maior tesouro. Revoltada, Júlia tentará de muitas formas convencer o ser “pré-histórico” da importância desta escavação. Em vão. Abner vive para sua fazenda. Por conta dos gastos com o tratamento de sua falecida esposa, foi obrigado a se endividar com o banco da cidade e agora corre o risco de perder tudo. Não pode desperdiçar um só minuto, muito menos dias e meses, em uma escavação de “ossos velhos”.
Os embates diretos entre Abner e Júlia começam com as investidas da estudiosa de escavar à noite, secretamente. Em meio a uma destas conturbadas tentativas, o casal se renderá ao primeiro beijo - seguido de encontros e desencontros.
O confronto pelas terras acaba envolvendo o prefeito da cidade, Ísaias (Ary Fontoura). Júlia explica que nas plantações de Abner existem tesouros inestimáveis para a ciência e a primeira-dama Minerva (Elizabeth Savalla) logo percebe o grande potencial da descoberta. Minerva já idealiza a inauguração da “cidade dos dinossauros”, atraindo milhares de turistas. Influenciado pela mulher, Ísaias vai ajudar a paleontóloga a obter licenças para escavações e tentará até mesmo desapropriar a fazenda de Abner.
Outro grande aliado de Júlia é o caçador de dinossauros Tiago (André Bankoff), amigo de infância de Ícaro.
Mulher ou robô?
Ícaro é um homem romântico e com um grande sonho. Ele quer recriar Naomi, a mulher que amou e que perdeu em um acidente de barco. Depois de conhecer as novas tecnologias japonesas, ele se enche de esperança. Ícaro, apesar de ser médico, sempre estudou informática e é amante de robótica. Em um antigo casarão, construiu seu laboratório, onde se dedica a invenções.
No local, convive com o robô Zariguim, com seu engenheiro e seu fiel assistente Akira (Chao Chen) e com Palmira (Neusa Maria Faro), uma empregada que vive assustada com as engenhocas do patrão.
Para criar Naomi, Ícaro coloca memórias de sua esposa nos circuitos do robô, que aprende a falar e a tocar piano, exatamente como a jovem fazia. Tudo isso só foi possível, pois no Japão Ícaro encontrou um famoso cientista que criou dois andróides com aparência semelhante a dos humanos.
A perfeição de sua criação chega a um nível inimaginável, a ponto de enganar qualquer incauto que se aproxime dela. Um dia, ao ouvir uma melodia ao longe, Leandro (Caio Blat) se aproxima da casa de Ícaro e fica encantado ao ver Naomi tocando piano. Sem saber que se trata de um robô, o jovem recém- chegado à cidade acaba se apaixonando pelo andróide.
O tráfico de chocolates
As loucuras por um corpo perfeito também estarão em pauta na novela. O SPA Preciosa conta com um método radical de emagrecimento, que inclui regime de baixíssimas calorias e muitos exercícios físicos. Isso tudo, claro, recheado com muito humor. A diretora e dona do SPA, Augusta (Cissa Guimarães), faz questão de acompanhar tudo de perto para que nada saia errado. Rígida e autoritária, ela é do tipo que revista as bolsas de todos os hóspedes na chegada ao SPA. Mesmo assim, não consegue evitar o contrabando de chocolates e doces. Entre uma folha de alface e uma gelatina sem açúcar, um de seus funcionários, o peculiar Efraim (Guilherme Gonzalez), concede o prazer da gula aos hóspedes.
Vitor ou Vitória?
A história de Élcio (Otaviano Costa), na verdade Elaine, promete arrancar risadas. A trama começa com a fuga do personagem de São Paulo. Ele deve pensão alimentícia a três ex-mulheres e é avisado do mandado de prisão. Assim ele vai parar em Preciosa, onde mora Augusta, sua única ex-mulher que ainda é sua amiga. É ela que tem a ideia do disfarce de Élcio.
Ele, claro, não gosta da situação, mas, como não tem outra saída, acaba acatando. Disfarçado de mulher, vai trabalhar como empregada na casa de doutor Eliseu (Paulo Goulart). Para piorar, Élcio/Elaine se encanta por Lara (Juliana Schalch), a filha mais velha de Eliseu. A jovem, por sua vez, está apaixonada por Fernando (Rodrigo Hilbert) e vê em Elaine a esposa perfeita para o pai. Com isso, a confusão está armada.