Da Redação
Uma festa que reúne emoções, criatividade, cores, sons e muita fantasia. Votuporanga revive hoje um momento que deixou de ser apenas cultural, mas sim tradicional. A avenida Vale do Sol se transformará na passarela do samba a partir das 21 horas, para os integrantes das duas escolas da cidade, torcedores do CAV (Clube Atlético Votuporanguense), que ao invés de entrarem em campo vão entrar na avenida da folia, representando um dos blocos do carnaval de rua 2011, além dos blocos Escola de Clown e Ases do pedal.
Foram meses de preparação, tudo feito com muito carinho e nos mínimos detalhes. Ensaios todas as noites, algumas das vezes até debaixo de chuva, haja disposição.
A escola Falcão Negro preferiu não mostrar tudo e guardar algumas surpresas para o dia dos desfiles, uma delas é a fantasia, que foi confeccionada pelos próprios integrantes.
Para disputar uma boa colocação o grupo aposta no enredo "A Fantástica viagem dos sonhos ao mundo infantil", de autoria do carnavalesco Rogério de Macedo Yamamoto, responsável pelas fantasias e também pela criação dos carros alegóricos. "Nos últimos dias de ensaio a população acompanhou tudo de perto. Para eles é como se o carnaval já tivesse começado", comenta o carnavalesco.
Os foliões entram na avenida divididos em cinco alas; a ala das baianas, que representa as fadas da magia; ala das canções infantis; das crianças; com brinquedos infantis; dos doces e guloseimas; insetos do horror e ala dos desenhos animados. Além de três carros alegóricos, o abre alas simboliza o vôo ao mundo imaginário, já o segundo, o navio do mal e o último carro, o conto de fadas.
E como em todos os anos que a escola entra na avenida, antes da apresentação será realizada uma oração e concentração com os mais de 300 participantes do desfile.
Já a escola de samba Águias da liberdade acredita na inovação, como prova disso, acabou com o suspense e mostrou suas mais de 270 fantasias. Todas produzidas pelo carnavalesco Rodrigo Teodoro. "Usamos diversos materiais que foram descartados no Ecotudo, como papel e plástico, quase tudo é reciclável", conta ele.
A escola desfila com cinco alas; mistura das raças, alegria do carnaval, esperança do carnaval futuro, sonho de aprendizado e união do amor supremo. Todas as alas terão destaque de chão.
Além de três alegorias; presente de felicidades carnavalescas, fusão das misturas e o carro que representa a miscigenação dividido em quatro raças; negra, branca, raça amarela e vermelha. São cerca de 280 participantes, entre eles, homens, mulheres e crianças.
Um dos diferenciais da escola é a presença de uma personalidade muito agradável aos olhos femininos, do Mister São Paulo Tur 2010 e Melhor traje típico no Mister Brasil Tur 2010, Bruno de Paula, da cidade de Ibirá, São Paulo.
O tema do enredo é, "No carnaval todo mundo tem vez" de composição dos integrantes do grupo.
E as surpresas de hoje não param por aí, a Tura (Torcida Uniformizada Raça Alvinegra) do CAV (Clube Atlético Votuporanguense) também vai estar na avenida do samba no sábado.
São mais de 250 torcedores que fazem parte do bloco. Os integrantes serão divididos em quatro alas: dos jogadores que fizeram história na Votuporanguense; ala das crianças -representa o futuro da Votuporanguense; bateria e para finalizar a festa em grande estilo segue a torcida, com fogos de artifícios, bandeiras e sinalizadores.
O bloco Escola de Clown conta com 100 integrantes. Fora da passarela do samba a Escola tem como objetivo oferecer oficina de palhaços em 12 escolas municipais até o final deste ano.
Nas atividades propostas são ensinadas técnicas circenses para a prática da solidariedade, por meio de visitações em entidades assistenciais de Votuporanga.
E para finalizar a participação dos blocos, entra na avenida o Sr. Luis Carlos (Carlito), o único integrante do bloco Ases do Pedal.
E os principais representantes da festa, o Rei Momo Paulo Ramalho Mata Júnior, 48, e a Rainha Camila Brito, 23, prometem agradar ao público, com bastante samba no pé.
Premiação
Receberá a premiação, o bloco que tiver maior número de pessoas e melhor fantasiado. Já as escolas terão sete quesitos avaliados, entre eles: bateria, samba enredo, mestre-sala e porta bandeira, comissão de frente, alegoria e fantasia. (Colaborou Monaliza Pelicioni)
Leia na íntegra a versão online