Da Redação
Você já ouviu falar no conceito de Redes Sociais? Não? Nem imagina o que seja?
Bom, a Internet está se tornando um modo de vida. Milhares de usuários da internet são membros de uma ou mais redes sociais.
As Redes Sociais podem sem definidas como relações entre os indivíduos na
comunicação por computador. O que também pode ser chamado de interação social, cujo objetivo é buscar conectar pessoas e proporcionar a integração e, portanto, utilizar laços sociais.
Pode ser composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.
Mas e quais são as redes sociais na Internet?
Resposta simples: redes sociais na Internet são as páginas da web que facilitam a
interação entre os membros em diversos locais. Elas existem para proporcionar meios diferentes e interessantes de interação.
Atualmente, existem vários sites da rede social que operam mundialmente como por exemplo, redes de relacionamentos facebook, orkut, myspace, twitter, redes
profissionais (linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações
desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
O lado bom do Twitter
Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. E isso não causa estranheza quando se trata de uma excelente ferramenta de informação, que tem o poder de interagir com diversas redes sociais, entre elas o Facebook.
O Twitter, que acabou de completar cinco anos, tem sido constantemente utilizado por grandes empresas para a divulgação de suas marcas, através de constantes
atualizações, sempre ligando o consumidor a uma página onde possa encontrar mais informações sobre o serviço ou produto oferecido, além de aproximá-los e fidelizá-los. É importante saber separar assuntos no perfil, não é recomendável misturar assuntos pessoais com profissionais. O perfil deve ter um propósito — No Twitter, esse propósito pode ser pessoal ou profissional, servindo o canal como fonte de obtenção e/ou propagação de informações. Sendo assim, é possível buscar as pessoas certas a seguir, dentro do seu foco, atrair mais seguidores e trocas informações mais ricas sobre o que interessa.
A capacidade de expandir, divulgar e repassar notícias em alta velocidade é
surpreendente na rede. Além disso, empresas estão se reerguendo com essa
oportunidade. Não somente repassam informações, mas respondem velozmente aos clientes insatisfeitos e analisam a concorrência.
Fique atento
A rede social não traz só benefícios, alguns perigos podem prejudicar as pessoas ou as empresas rapidamente. É comum a disseminação de boatos no canal, ou mesmo “pegadinhas”. Para não cair nestas armadilhas, se deve ter cuidado antes de "retuitar" algo. Outra dica é ter atenção também ao número de pessoas que estão na sua lista de seguidos. Este número deve ser minimamente proporcional a sua capacidade de acompanhar o canal e no quesito "following" (quem seguir), opte por perfis que agreguem algo efetivamente para você. Mais qualidade, menos quantidade.
Para evitar a invasão na vida particular do usuário, o bom senso é a opção. Assuntos privados ou assuntos que somente interessam a um outro perfil em específico, o usuário deve então optar pelas “DM”s (Direct Messages).
Sobre a dimensão da rede, a mídia é ótima para divulgação em massa e aposta no seu crescimento. Para compreender o atual volume do Twitter: em setembro de 2010, o canal divulgou em seu próprio site o número total de 175 milhões de usuários registrados. O volume médio de "tweets" por semana já está na casa de 1 bilhão e isso é realmente fantástico, finaliza”.
Há quem diga que não há limite para a criatividade e a tecnologia. Talvez não haja
limite, mas todo cuidado é pouco. Se as redes sociais estão aí para aproximar pessoas de pessoas e clientes de empresas, o negócio é participar. Mas tudo, claro, de olhos bem abertos.
Facebook
O Facebook é a rede social mais popular do mundo, com mais de 500 milhões de
usuários ativos, já virou tema de filme, A Rede Social.
O filme conta a história de um gênio em programação de computadores. O jovem
senta em seu computador e acaloradamente começa a trabalhar em uma nova idéia. No furor dos blogs e programação, o que começa em seu quarto logo se torna uma rede social global e uma revolução na comunicação. Em apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, o protagonista é o mais jovem bilionário da história... Mas para este empresário, o sucesso traz complicações pessoais e legais. Do diretor David Fincher, A Rede Social é um filme que prova que não é possível chegar a 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos.