Cabelos! Mulher nunca está contente com os fios que tem. Raríssimas exceções, todas querem mudar, melhorar o que a natureza lhes deu; e a mídia está aí para influenciar tais decisões. Tem sempre uma nova moda, uma personagem na novela que acaba fazendo a cabeça das mais antenadas.
Todas, sem exceção, buscam fios brilhantes, sedosos, livres do frizz e que se deixam moldar em qualquer penteado, depois de passarem por processos químicos, os quais, se não forem bem feitos, causam muitos estragos e acabam com o sonho das madeixas maravilhosas.
As escovas vieram como um divisor de águas nesta questão do tratamento dos cabelos, mas também alertaram o público quanto ao perigo do uso indiscriminado do formol, um produto altamente tóxico que pode causar a morte. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) entrou em ação e explicou que 0,2% é a percentagem máxima permitida de formol nos produtos para alisamento.
É proibida a manipulação de formol nos salões. No entanto, como não poderia deixar de ser, a indústria cosmética entrou em ação e criou novas opções, escovas que prometem verdadeiros milagres nos fios, lembrando sempre que a escolha de profissionais idôneos faz toda a diferença. Cuidado com as imitações e os “picaretas” de plantão, os quais existem em todas as profissões.
Uma das mais procuradas nos salões é a chamada escova de óleo argan, formulada à base ácido glioxílico e de óleo extraído das amêndoas de uma árvore existente apenas no Marrocos, rico em Vitaminas E e que tem alto poder de hidratação e restauração não somente dos cabelos, mas das unhas também.
A escova de argan pode ser aplicada em todos os tipos de cabelos, sendo mais recomendável para os fios que passaram por processos químicos, tais como coloração e alisamentos.
Outra é a escova de verniz que, como o nome já diz, promete deixar os cabelos lisinhos e muito brilhantes. O seu ingrediente principal é o tioglicolato de amônia que trata o cabelo deixando-o maleável e prontinho para qualquer penteado. Depois de aplicada, os fios só podem ser lavados novamente após 48 horas.
O mel é um velho conhecido porque tem poder de hidratação e também virou ingrediente de escova! Aqui também é preciso atenção. Alguns salões oferecem este serviço anunciando a escova como totalmente natural, enquanto que outros a escova é formulada com 0,2% de formol (a quantidade máxima permitida pela ANVISA) ou 0,5% de amônia. Fique atenta porque, nestes casos, o produto tem que ser aplicado a uma distância de 1 centímetro da raiz dos cabelos.
A escolha de uma ou outra, vai influenciar no resultado final. A escova feita apenas com o mel, tira o frizz e hidrata os fios, enquanto que a outra, com formou ou amônia, alisa os fios.
Tem ainda a escova de aminoácidos que promete “fechar” os fios e assim proteger de todas as agressões. O resultado é que ficam brilhantes e hidratados. Muito bom para as madeixas que passaram por processos químicos.
É bom lembrar que as escovas em si ajudam bastante na beleza dos cabelos, mas quem se submete a estes tratamentos precisa saber que eles têm continuidade. É preciso usar produtos adequados – xampus e condicionadores – para garantir o efeito prolongado e fazer retoques geralmente a cada dois, ou três meses, dependendo do tipo escolhido.
Gostou, né! Vai experimentar uma delas, então você já sabe que precisa ir a um salão com pessoas competentes no assunto; quanto aos produtos que serão utilizados, certifique-se que eles têm o selo da ANISA (você tem o direito de pedir para ver os produtos em suas embalagens originais) e antes de submeter-se ao processo, faça o teste do produto passando-o na pele, atrás da orelha. Se causar alergia, não é para você.