Andressa Aoki
O Circuito Sesc de Artes percorrerá 88 cidades de nosso estado, abrangendo todas as regiões do interior, litoral e Grande São Paulo. Na região de Rio Preto a programação do Circuito acontece nas cidades de Jales, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Mirassol e Fernandópolis. O lançamento do evento será nesta segunda-feira, às 11 horas, em São Paulo.
O Circuito será realizado de 01 a 19 de junho e reunirá cerca de 270 artistas, distribuídos em 6 roteiros simultâneos de programação, com atividades de artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música, performance e teatro. O imaginário da praça como ponto de confraternização entre gerações, como espaço das feiras e trocas simbólicas é o eixo da programação, com o intuito de intervir positivamente no espaço público e no cotidiano das cidades.
No ano passado, seis ônibus partiram da capital em direção a 88 cidades do interior do Estado. Os passageiros de cada roteiro - em média 40 artistas, técnicos e produtores - levavam na bagagem seu repertório artístico e apresentavam seus espetáculos, um dia em cada município, nas praças públicas destas cidades. Atrás de cada ônibus, seguia um caminhão levando telões de 300 polegadas e inúmeros objetos e adereços, além de palco e cenário.
Cada um dos seis ônibus levava um bloco de programação diferente (são 60 atrações ao todo) e, num dos assentos, um cronista que produzia textos, poemas, minicontos, fotos e pequenos vídeos a partir das experiências vividas em cada cidade. Seus relatos serão postados no site do Circuito. Além dessa crônica, como parte da programação literária, cada roteiro recebeu também um “repórter abelha”, que circulou pela cidade durante o evento, captando depoimentos sobre a relação dos moradores com a literatura - o que leem, o que gostariam de ler. No fim do dia, as pessoas se viam no telão, onde seus depoimentos foram exibidos.
Em Votuporanga, o público assistiu “6 e Meia” (artes visuais) com Anderson Augusto e Leonardo Delafuente; “Um dia com a Família Burg” (circo); “Corpos de Passagem” (dança) com o Grupo Grua; “Lise + L_AR” e “Reações Visuais” (artemídia) com Leandro Araújo e Daniel Nunes; “Aconteceu no Brasil, enquanto o ônibus não vem” (teatro) com o Grupo Arte da Comédia; “Repórter Abelha” com Marcio Neves e “Malocália” (literatura) com Poesia Maloquerista; e o artista musical baiano Hyldon.