Velhas fórmulas, mas que ainda fazem bastante sucesso entre o público fã do humor na televisão. Apostando no sucesso “Escolinha do Professor Raimundo” e “Escolinha do Barulho”, Gugu Liberato está comandando desde semana passada, em seu programa na Record, a “Escolinha do Gugu”. Numa sala de aula recheada de talentos, humoristas já conhecidos do grande público como Castrinho (Seu Geraldo), Marcos Plonka (Samuel Blaunstein), Geraldo Magela (Magela), João Elias (Salim Muxiba), Eliezer Motta (Seu Batista) e Orival Pessini (Patropi), entre outros, dividem espaço com as novatas Syvia Design (Dona Sylvia), Geisy Arruda (Dona Geisy), Cintia Santos (Índia Potira), Vanessa Zotth (Dona Fifi de Assis) e Cacau Colucci (Dona Linda Rosa). Sob o comando do “professor” Gugu, os 23 personagens contam muitas histórias com bordões específicos que prometem criar identidade com os telespectadores.
Já foi comprovado que pessoas que riem espontaneamente têm cerca de 20% menos rugas do que aquelas que estão sempre com a fisionomia fechada. Apostando nisso, as emissoras de televisão brasileiras estão exibindo dezenas de programas que têm o objetivo de fazer rir. Afinal o público brasileiro gosta mesmo é de uma boa comédia.
Falando em “Escolinha do Professor Raimundo”, o tão famoso programa comandado por Chico Anysio pode ser conferido no canal pago Viva, diariamente em dois horários, às 14h30 e às 20h30. No mesmo canal também são exibidas as reprises de “Sai de Baixo”, “Sob Nova Direção”, “Armação Ilimitada”, “TV Pirata”, “Chico Total”, “Casseta e Planeta” e muitos outros programas de humor, que fizeram a alegria do telespectador no passado e eram exibidos pela Rede Globo. É uma pena, que o Canal Viva ainda não esteja disponível em todas as operadoras de TV por assinatura.
Mas voltando ao presente, existem muitas opções de programas humorísticos em quase todos as emissoras de televisão. Na Globo, por exemplo, o destaque ainda é para o “Zorra Total” que frequentemente tem seus quadros alterados para trazer novidades ao público. A “Grande Família” já se tornou um clássico da televisão brasileira e faz muito sucesso nas noites das quintas-feiras.
Os veteranos, Dedé Santana e Didi (Renato Aragão) vêm encantando gerações e semanalmente alegram os começos de tarde dominicais de crianças e adultos. Falando ainda do domingo global, logo depois do “Aventuras do Didi”, tem “Os Cara de Pau”, estrelado por Leandro Hassum e Marcius Melhem, a dupla que protagoniza muitas confusões hilárias e inacreditáveis.
Recentemente a Globo estreou sua programação 2011 e com ela veio vários programas de humor, espalhados por toda a semana. “Batendo o Ponto”, que tinha no elenco Ingrid Guimarães, Pedro Paulo Rangel, Stenio Garcia e Luiz Miranda teve problemas com a audiência e não será mais exibido. Mas ainda permanecem na telinha “Tapas e Beijos”, “Divã”, “Lara com Z” e “Macho Man”, boas opções para quem quer se divertir em frente à televisão.
De olho na fatia que rende o humor, a Rede TV! exibe o seu “Pânico na TV”, quase que um clássico dos domingos e também vem apostando na série “Reno 911 – Uma Academia Muito Louca”, que parodia as séries policiais americanas mostrando a rotina de policiais do ineficiente departamento fictício de polícia da cidade de Reno, que são filmados em ação. Liderado pelo Tenente Jim Dangle, o caricato corpo policial de Reno é formado por oficiais que, apesar de excêntricos, são corajosos e fazem de tudo para manter a lei em Reno, a “maior pequena cidade” do mundo. Confira todo o sábado, às 19h05.
O SBT também já percebeu há muito tempo o gosto do brasileiro pela comédia. “Chaves”, por exemplo, é exibido na emissora de Silvio Santos há mais de 20 anos. Reprisado inúmeras vezes, o seriado mexicano sempre garante bons índices de audiência à emissora. Mais uma vez, Silvio Santos conta com o seriado para alavancar o horário noturno do canal. Agora “Chaves” é exibido em dois horários, às 13h15 e também às 18h00. “Chapolin”, também voltou à grade do SBT e é exibido diariamente às 12h45. Tem também o seriado “Arnold”, que vai ao ar às 13h45. Para quem não sabe “Arnold” fez muito sucesso nos Estados Unidos no início da década de 80 e conta a história de duas crianças negras que são adotadas por um viúvo branco e rico. É uma pena que o SBT só exiba esta série para algumas cidades brasileiras. Neste horário, muitas emissoras da rede exibem programação local.
Veterano no mundo do humor, Carlos Alberto de Nóbrega herdou a “Praça” do pai, o humorista Manoel de Nóbrega, a quem Silvio Santos sempre teve muita admiração e respeito. Assim sendo “A Praça é Nossa” tem horário garantido na grade do SBT. Além disso, o humorístico agrega muitos dos antigos nomes do humor que já não encontram mais espaço em outras emissoras.
De segunda a sexta, na tela da Band, Otávio Mesquita faz a festa nas madrugadas com seu “A Noite É Uma Criança”.
Pode-se dizer que a Rede Bandeirantes acertou em cheio em exibir diariamente, às 14h30, o “Família Dinossauros”. Produzida pela Disney, a série estourou na Globo na década de 90 e também já foi exibida pelo SBT. É muito bom rever as aventuras de Baby, Dino, Charlene, Bobby e Fran.
Outro programa de destaque na Band é o “CQC”. A atração surgiu em 2008 como novidade nas noites de segunda, mas não conseguiu manter o mesmo pique do primeiro ano de exibição. Liderado por Marcelo Tas, Rafinha Bastos, Marco Luque, Rafael Cortes, Danilo Gentili, Monica Iozzi, Felipe Andreoli e Oscar Filho, tentam mostrar o humor em cima do cotidiano real.
A Record, a mais antiga emissora brasileira de televisão no ar, já exibiu centenas de humorísticos que fizeram a alegria de muitas gerações e além da recém-estreada “Escolinha do Gugu”, também tem o “Show do Tom”, “Legendários” e as reprises das reprises diárias de “Todo Mundo Odeia o Chris”, série americana que garante uma boa audiência para a emissora no início da noite. Mas a atração de humor que mais faz sucesso na Record é o “Show do Tom”, programa que mistura entrevistas, atualidades e uma boa dose de piadas. Não esquecendo ainda o “Legendários”, comandado por Marcos Mion e que também tem seu público fiel.
Para quem é saudosista aqui vai uma ótima dica. A TV Cultura, emissora da Fundação Padre Anchieta de São Paulo exibe todos os domingos, às 11h15, na sessão “Mestres do Riso”, o “Festival Mazzaropi”, com filmes desse gênio do humor pastelão brasileiro. Neste domingo, por exemplo, vai ao ar o filme “O Corintiano”, produzido em 1966. Vale a pena conferir e ver como era o Brasil naquela época.
A conclusão que podemos tirar dessa enchente de humor é que a televisão brasileira está se rendendo à comédia. E pode-se esperar para breve novas estréias com o objetivo de fazer rir e, obviamente, aumentar os preciosos pontos de audiência que garantem o faturamento das emissoras.