Jociene Ferreira
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O Dia das Mães é considerado a segunda data mais importante para o comércio, seguida do Natal. Assim, o Sebrae-SP desenvolveu ferramentas para auxiliar os empresários do comércio com o objetivo de potencializar ainda mais as vendas que antecedem a data. De acordo com o gerente do Sebrae-SP, Sérgio Gromik, por meio do Sebrae Visita, uma equipe de colaboradores do escritório regional de Votuporanga esteve nos estabelecimentos comerciais em pontos estratégicos, com orientações de melhoria em visual merchandising diretamente no ponto de venda em itens, como por exemplo: iluminação, vitrines, fachada, layout, arranjo de produtos, climatização e provadores.
Os empresários recebem ainda um guia desenvolvido especialmente para esta data comemorativa, chamado “Venda Melhor – Dias das Mães”, um material com dicas sobre visual de loja (como deixar a loja mais atrativa para o cliente e assim vender mais), promoção, liderança de equipe de vendas, atendimento e formas de divulgação eficaz.
Sérgio Gromik ressalta que este pacote de ferramentas e ações concentrado para o Dia das Mães é apenas uma parte da gama de serviços e produtos que o Sebrae-SP dispõe aos empresários de Votuporanga e região. “Em nosso escritório regional contamos com serviços de palestras e consultorias gratuitas e, em nosso portal, o empresário tem acesso à nova ferramenta de orientação em visual de loja, Inova Loja Digital, mais detalhes em http://inovaloja.sebraesp.com.br”, disse.
De acordo com o gerente do Sebrae, o principal ponto de atenção às vendas deve ser o atendimento e tratamento dado ao consumidor. O portal “Consumidor Moderno” apresenta o resultado de uma pesquisa que aponta “82% dos consumidores abandonam a empresa por mau atendimento e prestação de serviços”. “O principal fator que o empresário deve ter como fundamento é conhecer o seu cliente. Sabendo seus hábitos, gostos e desejos, o processo de identificação das formas de atendimento e produtos a serem ofertados se torna mais simplificado”, comentou.
Para o Sebrae, o bom atendimento aos clientes é fator chave para a construção de uma boa relação com o consumidor. “Palavras chaves não devem faltar durante o atendimento: “Bom dia, Seja bem-vindo (a), muito obrigado, volte sempre, estamos à disposição””. Outra característica importante é o vendedor usar uma identificação em seu uniforme, isso faz com que o cliente grave seu nome e volte a procurá-lo ou mesmo recomendá-lo.
Para estimular a equipe a vender mais, Sérgio Gromik orienta que o primeiro passo é conquistar a confiança. “Vibre com a equipe o resultado alcançado, retribua com brindes e pague sempre em dia as comissões. Reconhecimento da importância da equipe é fundamental, para isso dê reforço positivo, incentive boas praticas e a união entre os colaboradores. Com um ambiente mais amistoso e participativo, as vendas acontecem de maneira mais natural, pois o cliente se sente mais acolhido”, falou.
Outra dica de Sérgio Gromik é: “dê incentivos aos vendedores: é melhor vender muito mais com 90% de lucro do que vender menos com 100% de lucro, assim, envolva a equipe com metas realistas e desafiadoras e surpreenda-os com algo inesperado”.
Sucesso nas vendas
O gerente do Sebrae ressaltou que não há uma formula secreta ou mágica para o sucesso em vendas. “Vender bem é a união de um conjunto de ações que, quando bem desenvolvidas, geram ótimos resultados. É o que chamamos de Mix de Marketing, que aborda os principais pontos e temas para o sucesso em vendas”. Veja quais são:
Produto: oferecer um produto de qualidade ao cliente, que satisfaça suas necessidades e desejos.
Preço: para vender bem não há a real necessidade de baixar preço, mas deve-se oferecer um preço justo, para que o cliente identifique facilmente a relação entre o custo e o benefício ao adquirir aquele bem em sua loja.
Ponto: ponto comercial tem o seu fator de importância, visto que o cliente tem de ser atraído pelo ponto de venda (fachada, principalmente) para, assim, despertar o interesse pelo produto e desejá-lo de forma a agir para sua compra, entrando na loja e adquirindo o produto.
Promoção: Promoção deve ser entendida como o ato de promover o produto, divulgá-lo adequadamente ao seu público-alvo e não necessariamente preço baixo.
Pessoas: é por meio das pessoas, a equipe de vendas, que o sucesso em vendas é alcançado. Gerar e conquistar a confiança da equipe, o primeiro passo para uma equipe bem-sucedida. Reconhecer o quanto a sua equipe é importante para a empresa e para você, empresário, é fundamental para ótimos resultados. Uma equipe motivada e bem treinada vende mais porque ajuda o cliente na decisão e fechamento da venda.