História
Corpus Christi, uma expressão latina que significa Corpo de Cristo, é uma solenidade católica celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo após o de Pentecostes, 60 dias depois da Festa da Páscoa.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração à Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.”
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A igreja católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituída na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo, isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na quinta-feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre em uma quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.