Da redação
Nos primeiros dias do ano, Votuporanga já notificou dois casos de zika vírus e três de chikungunya. Diferente do que ocorreu no mesmo período do ano passado, em que nenhum caso foi notificado na cidade. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, os casos são considerados suspeitos, estão sendo investigados e aguardam resultado.
Até o momento, neste ano, foram notificados 17 casos suspeitos de dengue e nenhum caso confirmado da doença. De acordo com a Secretaria da Saúde, embora seja baixo o número de pessoas notificadas com as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, a população deve estar atenta aos possíveis criadouros do mosquito por conta do período intenso de chuvas neste início de ano.
Para o controle da doença, a pasta, por meio do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez) realiza rotineiramente visitas nas casas, arrastões, bloqueios, pulverizações, eliminação de criadouros, orientações aos moradores e trabalho de educação em saúde nas escolas, indústrias, clubes de serviços, igrejas, entre outros.
Mutirões
Os mutirões quinzenais tiveram início no último sábado (14) e se estenderão até o final do mês de abril. Os agentes de saúde e de endemias visitam as residências em busca de criadouros e orientam aos moradores sobre as doenças transmitidas pelo mosquito.
A orientação é que a população mantenha os quintais limpos, eliminando possíveis criadouros como garrafas, sacolas plásticas, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva. “É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão, limpar calhas, utilizar produtos (detergente, sabão em pó) nos ralos internos e externos, a fim de se evitar a proliferação do vetor”, explicou a pasta.
Sintomas das doenças
Os principais sintomas da chikungunya são febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos (dedos, tornozelos e pulsos). Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Já os sintomas do zika vírus incluem conjuntivite e febre, que começam a serem sentidos aproximadamente 10 dias após ser picado pelo mosquito.
Ao sentir os sintomas, a orientação é procurar a UPA – 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento) ou o Hospital do Pozzobon “Fortunata Germano” para o atendimento médico necessário.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)