O ex-CAV, Rafael Guanaes, treinador do Mirassol, relembrou um episódio de quando dirigia a Votuporanguense
Rafael Guanaes durante a premiação em que foi escolhido o melhor técnico do Campeonato Brasileiro (Foto: Staff Images/CBF)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Rafael Guanaes, escolhido como o melhor técnico do Campeonato Brasileiro de 2025, relembrou de uma vez em que foi chamado de “burro” em Votuporanga. Na participação no programa Bola da Vez, da ESPN, o treinador do Mirassol foi entrevistado pelos jornalistas André Plihal, Breiller Pires e pelo ex-jogador Fábio Santos, comentarista do canal, e lembrou desse episódio de quando dirigia o Clube Atlético Votuporanguense.
Em determinado momento da conversa, Plihal perguntou se o técnico se lembrava da primeira vez em que foi chamado de burro, e Guanaes respondeu: “ah, foram muitas vezes, mas uma em Votuporanga, a gente ganhando na Copa Paulista, em 2018 – a gente terminou campeão dessa competição. Eu cheguei em casa e falei pra minha esposa: ‘amor, aqui não vai ter aprovação de jeito nenhum’. E termina o ano com eles aplaudindo a gente de pé”.
A participação no programa ocorreu poucos dias antes da premiação oficial do Campeonato Brasileiro, promovida pela CBF na noite de anteontem, no Rio de Janeiro, em que Guanaes, de 44 anos, recebeu o troféu de melhor técnico da competição. Além dele, o Mirassol também teve o lateral-esquerdo Reinaldo, artilheiro do time com 13 gols, incluído na seleção do campeonato.
Guanaes assumiu o Mirassol pouco antes do início do Brasileirão e conduziu o clube, estreante na elite do futebol nacional, ao histórico quarto lugar, garantindo vaga direta na Libertadores do próximo ano. No discurso de agradecimento, o treinador destacou a própria trajetória: “Vim da última divisão do Estado de São Paulo, então tenho uma lista muito grande de pessoas para agradecer. Ninguém consegue fazer nada grande sozinho, e a gente conseguiu fazer algo extraordinário. Que extrapola o campo, cheio de propósito", afirmou.
Na temporada, o Mirassol terminou o campeonato invicto em casa. A equipe somou 67 pontos, com 56% de aproveitamento, em campanha que colocou Guanaes à frente de concorrentes como Filipe Luís, do campeão Flamengo, e Abel Ferreira, do Palmeiras, na eleição de melhor técnico do torneio.