Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Foi confirmada para o próximo domingo, dia 25, a visita a Votuporanga do novo bispo de São José do Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva. Ele celebrará missa às 10h na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Matriz), e em seguida, participará de uma reunião com os padres da cidade.
A missa solene de posse do novo bispo aconteceu na última sexta-feira, dia 16, na Catedral São José, que é considerada igreja-mãe da diocese. O evento contou com a participação de todos os padres, diáconos, religiosos e seminaristas.
A Diocese de Rio Preto abrange 50 municípios, 97 paróquias, 228 capelas, 120 padres, 10 casas religiosas masculinas, e 27 casas religiosas femininas; a população estimada é em quase 1 milhão.
Visita
O pároco da Matriz, Gilmar Fernandes Margotto, disse que como os demais padres da cidade realizam missas e batizados aos domingos no respectivo horário, a celebração contará somente com a presença especial do bispo. Em seguida, os oito padres que respondem pelas paróquias de Votuporanga, seguem para a paróquia da Matriz para participar de uma reunião.
Sobre a visita a Votuporanga, Gilmar adiantou que não serão apresentadas nenhuma novidade em relação à criação da diocese na cidade. “A visita tem como objetivo conhecer Votuporanga e os padres. Vale lembrar que esta será a primeira visita oficial do bispo na região da diocese. Após a reunião, ele almoça na cidade e segue viagem de retorno”, falou.
Boatos
Na semana passada, houve um boato de que o bispo visitaria Votuporanga no último sábado, dia 17, logo após sua posse. A notícia foi divulgada por um jornal de Rio Preto e criou uma expectativa nos fiéis de Votuporanga. O jornal A Cidade entrou em contato com o padre Gilmar ainda na sexta-feira, logo que foi divulgada a possível visita, mas que foi desmentida.
Em nota, a comunicação da Igreja Nossa Senhora Aparecida enviou o esclarecimento sobre o ocorrido. “Lamentamos a atitude e esperamos contar com a compreensão dos meios de comunicação de nossa cidade, que tanto nos auxiliam na divulgação das atividades da Igreja”.
Trabalhos
Com a vinda do novo bispo, outras questões estão perto de ser concretizadas: a criação da Diocese de Votuporanga e a elevação de Rio Preto à Arquidiocese, abrangendo também as dioceses de Jales, Catanduva e Barretos. Quando isso for oficializado, Dom Tomé será automaticamente sagrado arcebispo, o terceiro que sai das messes católicas de Rio Preto. Dom Orani é hoje arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro e Dom Paulo, de Uberaba.
O pedido de criação da diocese de Votuporanga e da elevação à Arquidiocese foi protocolado na Nunciatura por Dom Paulo Mendes Peixoto em 24 de agosto de 2010 e está no Vaticano, endossado pelos bispos da Província de Ribeirão Preto, à qual pertence Rio Preto. Nesse percurso, ocorreram a morte do arcebispo de Ribeirão, Dom Joviano Lima, e a troca de núncio, tendo assumido D. Giovanni d´Anielo.