Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O Centro Social de Votuporanga fará 43 anos de fundação no dia 28 de novembro e para comemorar realizou um evento ontem, às 8h30, com a presença de lideranças locais. Houve também uma passeata pelas ruas centrais da cidade.
A festividade começou com um café da manhã e apresentação musical das crianças e adolescentes da oficina “Sambistas do Amanhã”, por meio de instrumentos de percussão.
No centro do auditório da entidade estava uma árvore de Natal, com 10 mil lacinhos brancos, simbolizando a paz e também as quase 10 mil pessoas que já foram atendidas pela entidade.
O Centro Social premiou os usuários mais antigos e mais novos que estavam presentes e os ganhadores do concurso cultural “Arthur de Carvalho”. Os atendidos produziram desenhos e crônicas.
Para finalizar a comemoração, houve a passeata em nome da paz.
No dia 28, quando será o aniversário da entidade, haverá entrega de lacres de latinhas para os representantes do Hospital de Câncer de Barretos, Fundação Pio XII, às 15h.
Durante todo o mês foram realizadas diversas atividades alusivas ao aniversário do Centro Social, com o tema: “Centro Social – 43 anos de trabalho com amor”.
Bader José Lorente, presidente da entidade, ressaltou que a base do serviço da instituição é a família, por isso, toda comunidade, especialmente os que passaram por lá, foi convidada para esta celebração. “Foi uma manhã bonita, com a união de pessoas que participaram da vida do Centro Social”, destacou Bader.
O prefeito Junior Marão, deputado federal João Dado, deputado Estadual Carlão Pignatari e representantes da equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social estiveram no evento de ontem.
O Centro Social atende hoje cerca de 700 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos, mais os seus familiares em diversos projetos, em parceria com a Prefeitura.
O Centro Social
O Centro Social de Votuporanga é entidade beneficente de Assistência Social com 43 anos de existência. Presta atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos. As ações desenvolvidas pela entidade são destinadas a crianças, adolescentes e famílias nos seguintes projetos:
DAFA (Departamento de Apoio à Família) / Projeto Ação Família – assessoramento e defesa e garantia dos direitos.
Abrindo Caminhos / Protagonismo Juvenil.
Bem Viver / Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Dafic (Departamento de Apoio, Formação e Integração na Comunidade) / Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Audiência em Brasília
O Centro Social de Votuporanga, assim como diversas outras entidades brasileiras que trabalham com aprendizagem e inserção no mercado de trabalho, participará de uma audiência no dia 29 de novembro, às 10h, na Câmara Federal com a ministra Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Segundo Bader, as entidades vêm sendo prejudicadas por novas leis e querem sensibilizar o Governo Federal para este problema.
“Há uma frente parlamentar, com quase 300 deputados federais, que foi idealizada pelo deputado João Dado, em apoio às entidades. Levaremos usuários, profissionais e representantes do município para mostrar o nosso trabalho”, falou.