Karolline Bianconi
O Conseg/Centro recebeu na manhã de ontem o instrutor da Mirai TKN Yamaha de Votuporanga, Cleiton Alex Baldissera. Ele falou sobre pilotagem defensiva.
Cleiton fez um curso em São Paulo com profissionais do Japão. Ele iniciou sua palestra dizendo que Votuporanga tem vários registros diários de acidentes de trânsito, e um dos motivos seria o possível excesso de velocidade dos condutores.
Cleiton contou que hoje as pessoas optam em comprar moto devido a mobilidade que o veículo oferece. “É mais fácil para estacionar, transitar pelas ruas, além de ser um lazer muito gostoso aos finais de semana”, disse.
A palestra do instrutor foi dividida entre orientações e vídeos produzidos no Japão, pela própria Yamaha. A diretora da Escola Estadual “Prof.ª Uzenir Coelho Zeitune”, Elimeire Alves, que também é membro do Conseg, elogiou a iniciativa do órgão, mas solicitou que o tema também fosse apresentado para os alunos que cursam o Ensino Médio. Ela frisou que a maioria dos alunos do 3.º ano já estão em processo para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). “O jovem gosta de viver a emoção do momento e no trânsito ele faz isso: empina, corre. Esta palestra seria destinada para que eles possam se tornar motoristas conscientes”, disse.
Parceria
André Schumaher explicou que a Mirai TKN Yamaha tem um projeto para levar a palestra de pilotagem defensiva em demais empresas da cidade, porém, ainda não teve a adesão e interesse dos comerciantes.
“Fazemos um trabalho que visa a prevenção. As autoescolas ensinam como dirigir e andar no trânsito; o nosso trabalho soma ao uso consciente dos veículos, visando a segurança”, disse.
Schumaher contou que os interessados em oferecer a palestra para seus funcionários podem entrar em contato com a Mirai TKN Yamaha e agendar. “Estamos a disposição de qualquer empresa, comércio e indústria. Queremos mudar a visão que a miaoria das pessoas têm sobre moto. Utilizando com consciência, este é um veículo que ajudará muitas pessoas”, frisou Shumaher.