Dom Tomé anunciou que a primeira paróquia a ser visitada será a Nossa Senhora Aparecida
Acontece amanhã, às 19h30, a missa solene de posse do novo bispo da Diocese de São José do Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva, 51 anos, nomeado no dia 25 de setembro pelo papa Bento XVI.
A cerimônia será celebrada na igreja Sé Catedral São José, igreja-mãe da Diocese, em Rio Preto, com participação de todos os padres, diáconos, religiosos (as) e seminaristas e fiéis.
Dom Tomé anunciou que a primeira paróquia a ser visitada pastoralmente será a Nossa Senhora Aparecida, de Votuporanga, a fim de conhecer pessoalmente a sede da nova diocese de Votuporanga. A data da visita ainda não está definida, mas deve ocorrer entre o fim de novembro e início de dezembro.
Com a vinda do novo bispo, outras questões estão perto de ser concretizadas: a criação da Diocese de Votuporanga e a elevação de Rio Preto à Arquidiocese, abrangendo também as dioceses de Jales, Catanduva e Barretos. Quando isso for oficializado, Dom Tomé será automaticamente sagrado arcebispo, o terceiro que sai das messes católicas de Rio Preto. Dom Orani é hoje arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro e Dom Paulo, de Uberaba.
O pedido de criação da diocese de Votuporanga e da elevação à Arquidiocese foi protocolado na Nunciatura por Dom Paulo Mendes Peixoto em 24 de agosto de 2010 e está no Vaticano, endossado pelos bispos da Província de Ribeirão Preto, à qual pertence Rio Preto. Nesse percurso, ocorreram a morte do arcebispo de Ribeirão, dom Joviano Lima, e a troca de núncio, tendo assumido D. Giovanni d´Anielo.
Dom Tomé será o quinto bispo da diocese de Rio Preto. O primeiro bispo foi Dom Lafayette Libânio, (1930-1966); o segundo, Dom José de Aquino Pereira (1968-1997); o terceiro, Dom Orani João Tempesta (1997-2004); e o quarto, Dom Paulo Mendes Peixoto (2004-2012), Entre Dom Lafayette e Dom Aquino, atuou como bispo auxiliar Dom José Joaquim Gonçalves, por curto período.