Da Redação
Da Tribuna da Câmara, Edinho Araújo denunciou, nesta sexta-feira, a situação aflitiva vivida por Santas Casas, hospitais e entidades filantrópicas, por conta da defasagem nos valores pagos pelo SUS para procedimentos ambulatoriais e hospitalares. O deputado defendeu um reajuste imediato de 100% nos valores da tabela.
“As entidades filantrópicas da saúde são o pilar de sustentação do atendimento de saúde no Brasil, e, no entanto, são marginalizadas pelos governos. Seus dirigentes precisam peregrinar pelos gabinetes de deputados, pelas antessalas de ministérios, em busca de minguados recursos para tentar fechar a conta no final do mês. E a conta nunca fecha”, afirmou.
Para Edinho, “o Estado, numa posição cômoda, impõe unilateralmente às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos uma tabela de valores, a Tabela SUS, que não tem sido reajustada. É um cenário aflitivo, que está levando a falência milhares de Instituições, que, paradoxalmente, estão sendo penalizadas por proteger a vida humana e socorrer os mais necessitados”.
O deputado participará nesta segunda-feira (26), no Centro de Convenções de Votuporanga, de um encontro de dirigentes de 140 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de todo o Brasil. As entidades cobram, além do reajuste da tabela, uma solução para as dívidas que se acumularam nos últimos anos em que vigora a tabela defasada.
“Acredito na sensibilidade da presidente para mudar esse quadro. A solução é inadiável. As entidades da área de saúde merecem mais respeito e reconhecimento pelo trabalho que realizam”, afirmou Edinho.