Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Deve ser divulgado em breve um novo local para o QG do Bloco Oba!, que realiza um dos maiores carnavais do país. O evento recebe foliões do Brasil inteiro, o que contribui em diversos setores econômicos de Votuporanga.
Desde a sua fundação, em 2007, as festas do carnaval durante o dia aconteciam no Rancho do Patrão, área que ficava dentro do Recinto de Exposições "Presidente Costa e Silva". Com a entrega do espaço para a construção do shopping, a área também foi demolida. Nas cinco noites de carnaval, que em 2013 serão de 8 a 12 de fevereiro, a festa continua na avenida Ângelo Bimbato, no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) “Oscar Botura”.
Objetivos
Alessandro Possoni, um dos organizadores do bloco Oba!, contou que dentro de 15 dias o grupo divulgará o local onde será construída a estrutura para a festa deste ano. Estima-se que a planta do projeto possa ser apresentada em 3D.
O que se sabe é que o QG será próximo ao Recinto de Exposições. O motivo é que o público já conhece a respectiva região e também estaria no centro de vários estabelecimentos comerciais, como supermercados, farmácias, restaurantes, postos de combustíveis e casas de aluguel.
Possoni disse que um dos projetos para 2013 é construir, de fato, um local onde seja realizado somente o Oba! ou até mesmo para eventos do grupo Toten. “Pode ser que a gente construa algo bem próximo ao recinto, mas que seja nosso”, falou.
Ele contou que o valor que será utilizado na montagem da estrutura do local para a festa de 2013 poderá influenciar nas vendas do abadá “Não aumenta devido a isso, mas o pagamento total acaba recebendo parte destinado à estrutura que oferecemos, prezando sempre pela segurança do folião. Neste pacote também está a bebida, carne e outras despesas, que tiveram aumento de um ano pra cá”, comentou.
Montagem
A estrutura para a festa deve seguir os mesmos padrões que vem sendo realizada, tendo espaço para palco, público, banheiros químicos, refeições, etc. No recinto, o QG tinha um espaço de aproximadamente 8 mil m², e cobertura de piso.
No mês que vem, serão feitos os ajustes de afinaria para que no final de janeiro comece a ser montada toda a estrutura. “Possivelmente 20 dias antes do carnaval”, afirmou.
Neste ano o bloco Oba! foi vítima de uma quadrilha que falsificava abadás para a festa e revendia aos foliões. Possoni contou que neste ano a organização ficará ainda mais atenta para evitar este tipo de fraude.