Hospital de Base de Rio Preto é referência regional para a realização de cirurgia de redução de estômago
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Cerca de 1.200 pessoas da região estão na fila do Hospital de Base de São José do Rio Preto para conseguir a realização da cirurgia de redução de estômago pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Atualmente, 500 pessoas estão no processo de avaliação e outras 700 aguardam para serem atendidas. O HB, como é conhecido, é centro de referência para a realização da cirurgia. O hospital realiza uma média de 190 procedimentos por ano. Os dados foram passados pela assessoria de imprensa do hospital, a pedido do jornal A Cidade.
Indicação
A cirurgia é indicada para quem tem o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 35 e 40, acompanhado de doenças graves como hipertensão e diabetes ou quem tem o IMC acima de 40. O cálculo é feito dividindo o peso pelo valor de duas vezes a altura.
Para ser considerado apto a realizar a cirurgia, o paciente passa antes por vários exames com especialistas de inúmeras áreas como nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e médicos de diversas áreas, como endocrinologistas e cardiologistas, entre outros. A inclusão de pacientes ocorre de acordo com a capacidade de atendimento do ambulatório de obesidade do Hospital de Base de Rio Preto.