Reajuste dos valores defasados repassados pelo SUS e a revisão das dívidas são as principais reivindicações
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Amanhã, Votuporanga será palco de uma importante mobilização da saúde. O Centro de Convenções sedia reunião que abordará o movimento Tabela SUS, Reajuste Já!. Oitenta e dois hospitais filantrópicos e Santas Casas irão participar do encontro. Municípios como Pirajuí (SP), Porto Alegre (RS), Rondonópolis (MT) e Rio Branco (AC) terão seus representantes. O evento terá início às 10h.
O reajuste dos valores defasados repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a revisão das dívidas constituídas em razão desta defasagem são as principais reivindicações do movimento. A reunião em Votuporanga/SP vai posicionar os participantes sobre a abrangência que o movimento atingiu desde que foi criado e também discutir ações que serão tomadas pelo grupo, visando à conquista das solicitações.
Desde a idealização de uma campanha em prol das filantropias, Santas Casas e Hospitais Beneficentes paulistas têm se articulado para o desenvolvimento do movimento Tabela SUS, Reajuste Já! A união destas instituições gerou documentos que foram protocolados junto aos Governos Estadual e Federal, e compartilhados com muitas outras entidades, inclusive de outros Estados, autoridades e parceiros da causa.
A assessora de comunicação da Santa Casa, Janaina Silva e o presidente do Conselho Deliberativo do hospital, Nasser Gorayb, destacaram para o jornal A Cidade a força da mobilização. “Estará presente a Santa Casa de São Paulo, que atende 12 milhões de pacientes. O movimento contagiou o Estado inteiro, desde as grandes instituições como as pequenas”, contaram.
Alguns hospitais apoiam a iniciativa, mas não estarão presentes por compromissos agendados anteriormente ou por falta de verbas.
A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil (CMB) e as Federações Regionais também estarão representadas na reunião. José Reinaldo Nogueira Júnior e José Luiz Spigolon, Presidente e Superintendente da CMB, respectivamente, e o presidente da Fehosp – Federação dos Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – Edson Rogatti, confirmaram presença.
Além disso, Maurício Dias Pereira, da Fesfba (Federação dos Hospitais Beneficentes do Estado da Bahia), Paulo Luiz Alves Magnus, da Federação dos Hospitais Beneficentes do Estado de Pernambuco e Julio Dornelles de Matos, da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul também estarão no evento.
Participarão do movimento ainda os deputados estaduais Carlão Pignatari (PSDB) e Itamar Borges (PMDB) e os parlamentares federais João Dado (PDT), Eleuses Paiva (PSD), Antônio Brito (PTB) - coordenador da Frente Parlamentar das Santas Casas, Darcísio Perondi (PMDB), Jurandir Maciel (PTB) e Edinho Araújo (PMDB).