O novo bispo da diocese de São José do Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva, tomou posse na última sexta-feira, às 19h30, na Sé Catedral de São José, em São José do Rio Preto-SP. Antes da missa de posse, Dom Tomé teve um encontro com todos os padres da diocese na Capela da Catedral.
Os ritos de posse começaram com a oração na Cripta da Basílica. Dom Tomé rezou junto ao túmulo de Dom Lafayette e Dom José de Aquino, bispos que o antecederam. Em seguida, Dom Tomé se dirigiu até a porta principal da Catedral, onde aspergiu água benta e beijou um crucifixo, em sinal de fidelidade a Cristo. A seguir, Dom Tomé, adentrou a Catedral, sendo recebido pelos fiéis presentes. A Sé Catedral ficou lotada de fiéis das paróquias de toda a diocese. Participaram também fiéis da cidade de Cristina, cidade natal de Dom Tomé, e de São Paulo, onde Dom Tomé era bispo auxiliar.
Além da presença de todos os padres, diáconos e seminaristas, a missa de posse contou com a presença do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer; do Cardeal Claudio Hummes, prefeito emérito da Congregação para a Doutrina do Clero; Dom Orani Tempesta; arcebispo do Rio de Janeiro; Dom Paulo Mendes, arcebispo de Uberaba; Dom Demétrio Valentini, bispo de Jales; Dom Edmilson Caetano, bispo de Barretos; bispos auxiliares de São Paulo e outros bispos.
No início da missa, o chanceler da Cúria diocesana, doutor Aparecido Santana leu a bula de nomeação de Dom Tomé, enviada pelo papa Bento XVI. A seguir, o padre Jarbas Brandini, que administrou a diocese neste período vacante, acolheu Dom Tomé em nome de toda a diocese.
Em sua homilia, Dom Tomé fez memória aos quatro bispos que o antecederam na diocese. Em tom de unidade, ele citou também o nome de cada um dos 50 municípios de nossa diocese. “Hoje, a diocese de São José do Rio Preto é a minha terra prometida. A partir de hoje, minha vida é desta diocese e todo o povo diocesano está em meu coração” afirmou Dom Tomé.
Ao fim da celebração, o cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, agradeceu a Dom Tomé pelos serviços prestados à arquidiocese de São Paulo, em especial à região Ipiranga, nestes sete anos como bispo auxiliar.
Dom Tomé Ferreira da Silva nasceu em Cristina (MG), em 17 de maio de 1961, sendo o décimo filho de uma família de doze irmãos, constituída pelo senhor Sebastião Ferreira da Silva e dona Ana Ferreira da Silva, já falecidos. Foi acolhido no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, em Campanha, em fevereiro de 1975 e ordenado sacerdote no dia 1º de janeiro de 1987, em Cristina (MG), por Dom Tarcísio Ariovaldo do Amaral, já falecido. Foi eleito bispo no dia 9 de março de 2005 e ordenado no dia 13 de maio na cidade de Cristina (MG).
Tomou posse do ofício de Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São Paulo no dia 28 de maio de 2005 e até sua nomeação para a diocese de São José do Rio Preto era Vigário Episcopal para a região Ipiranga. Dom Tomé assume a diocese com o lema episcopal: “Cum veritate et charitate sanctitudo (Santidade na verdade e caridade)”.