O Cemei “Professor Floriano Marzochi” fica na Rua Cândido Petenucci, 2421 – Jardim Monte Alto
Com uma área de 3.742 m² e cerca de mil metros quadrados de construção a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, inaugura hoje, a partir das 17h, o Cemei “Floriano Marzochi”, no Jardim Monte Alto.
Atualmente, estão matriculadas 41 crianças de zero a três anos de idade na unidade escolar, mas para “o próximo ano vamos ampliar o atendimento com a contratação de profissionais”, destacou a secretária da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Eliane Baltazar Godoi. O Cemei terá capacidade para atender aproximadamente 230 crianças.
O Cemei é composto por salas de aula, de leitura, laboratório de informática, berçários, banco de areia, lactário, cozinha, lavanderia e rouparia, almoxarifado, área de serviços, além da área administrativa com secretaria, sala dos professores e diretoria. A unidade possui um espaço, externo, para lavar frutas, verduras e legumes, de acordo com as normas da Anvisa.
A obra foi orçada em R$ R$1.424.459,27 e é um convênio com o Governo Federal, por meio do programa ProInfânciado Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
O Cemei “Prof. Floriano Marzochi” fica na Rua Cândido Petenucci, 2421 – Jardim Monte Alto.
ProInfância
O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.
Seu principal objetivo é prestar assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.
Floriano Marzochi
Nascido em 13 de julho de 1916, na cidade de Casa Blanca-SP. Filho dos imigrantes italianos Giácomo Marzochi e Honorina Agostinho.
Marzochi formou-se professor pela Escola Normal de Casa Blanca. Em 13 de julho de 1942 casou-se com Júlia Augusta de Almeida (também professora que se aposentou em 1965 na Escola Estadual ProfªUzenir Coelho Zeitune).
Iniciou sua carreira na Primeira Escola Masculkina de Barra Bonita, em Pereira Barreto-SP. Foi diretor do Grupo Escolar de Planalto, Grupo Escolar de Terra Roxa e Grupo Escolar de Pereira Barreto. Ocupou por diversas vezes o cargo de supervisor escolar.
Em janeiro de 1958 mudou-se para Votuporanga e em 1968 foi quem elaborou a planta do jardim da Praça São Bento e acompanhou de perto toda sua construção. Marzochi também participou ativamente junto a outros idealizadores da fundação e instalação da Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga, no ano de 1968, atualmente Centro Universitário de Votuporanga.
Da sua união com a professora Júlia tiveram os filhos: Mauro Célio de Almeida Marzochi e Maria da Graça de Almeida Marzochi. Mauro é docente e pesquisador da Fundação Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e Maria da Graça é professora aposentada.
Marzochi aposentou-se em 1965, no Grupo Escolar Professora Uzenir Coelho Zeitune, de Votuporanga, e faleceu em 14 de janeiro de 2004.