Em 2012, o serviço diagnosticou até o mês de setembro 29 novos casos; são 12 óbitos até o momento
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O SAE (Serviço de Atendimento Especializado) de Votuporanga tem 280 pessoas em tratamento de HIV/ Aids, entre homens, mulheres e crianças, tomando os antirretrovirais. Outros 170 desistiram do tratamento. Lembrando que a unidade atende ainda mais 16 municípios.
Em 2011, o serviço diagnosticou 102 novos casos de HIV/Aids, tendo no ano 33 óbitos. Já em 2012, até o mês de setembro foram 29 novos casos e 12 óbitos até o momento.
Sendo 1° de dezembro o Dia Mundial de Luta contra a Aids, começa uma grande mobilização em todo o país, a campanha “Fique Sabendo”.
A Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga, intermediada pelo Sae, promove entre 22 e 30 deste mês a Campanha Fique Sabendo – 2012. Em sua quinta edição, o evento tem como slogan “Fique Sabendo – Tire o peso da dúvida! Saber faz a diferença”.
A campanha acontece em todo país e tem como foco estimular a população a realizar o teste anti-HIV, principalmente as pessoas mais expostas, àquelas com vida sexualmente ativa e que nunca realizaram o teste de HIV.
“Quanto mais cedo a pessoa descobrir que é portadora do vírus HIV, maior benefício ao tratamento”, explica a coordenadora da campanha em Votuporanga – Marli Silvano Souza.
Campanha
A partir de hoje, todas as Unidades de Saúde do município realizarão coleta de sangue para exame de HIV, da população interessada. O procedimento é gratuito, bastando apenas se dirigir a Unidade de Saúde/ Consultório Municipal pertencente. O SAE dará um prazo de 15 dias para a devolução dos laudos aos pacientes que forem submetidos ao exame. Além disso, orientações sobre prevenção e formas de contágio serão intensificadas nesse período.
As Unidades de Saúde/Consultórios Municipais disponibilizarão o exame de HIV até o dia 30, das 7h às 15h. Mais informações na sede do Sae, que está localizado à rua Tibagi nº 2882 e atende pelo telefone (17) 3405-1584.
O tema da campanha pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano irá destacar a importância de se realizar o teste, tendo como porta-vozes pessoas que vivem com HIV/aids.
As mensagens irão mostrar que o teste é um processo seguro, sigiloso e acessível na rede pública. Os protagonistas da campanha, que vivem com HIV e descobriram sua sorologia por meio do teste, irão incentivar a realização do exame. A campanha terá a seguinte abordagem: “Eu vivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não saber. Vá à unidade de saúde e faça o teste de aids”.
Das 530 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil atualmente, 135 mil desconhecem sua situação e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente.