Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O vereador José Antônio Pereira dos Santos, o Colinha, participou do programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, na última segunda-feira. Ele fez um balanço de suas conquistas de seu mandato, que se encerra daqui um mês. “Consegui R$ 4 milhões para lazer e a reforma do velório, além de praças São Bento, São Cosme e Damião. São conquistas que me deixaram muito feliz”, destacou.
Ele sugeriu para os vereadores eleitos que não fiquem no seu gabinete. “Tem que andar, ajudar o prefeito a buscar verbas em Brasília e São Paulo. Em termos de obras, Votuporanga está de parabéns, com a construção de escolas, creches e unidades de saúde”, afirmou.
Colinha, na última eleição, teve 376 votos e não conseguiu se reeleger. Esta foi a segunda legislatura dele. “A primeira que participei fiquei com 431 votos e como primeiro suplente. Depois fui eleito com 1431 votos e depois reeleito com 999 votos”, disse.
Ele contou que não pretendia sair candidato. “O prefeito Junior Marão me chamou no gabinete junto com o presidente da Câmara Municipal, Mehde Meidão e o presidente do diretório municipal Rolandinho Nogueira para ajudar o partido PSD. A minha família pediu para afastar da politica. Fiquei oito anos seguidos e tinha vontade de fazer um trabalho social como fazia. Minha intenção é voltar na linha de Barretos e Rio Preto”, contou.
Colinha disse que vereador é cobrado constantemente pela população. “Não há dia nem tem hora. Eu estava em casa e eu atendia, eu já tinha marcado compromisso com a família e tinha que deixar”, destacou.
Trajetória
Colinha é natural de São João das Duas Pontes. “Sai de lá com sete anos. Fui para o Paraná, voltei para minha cidade e depois fui para Mira estrela. Comecei a trabalhar com 12 anos”, disse.
Seu primeiro emprego foi como açougueiro. “A gente trabalhava desde criança. Em Mira estrela, com 18 anos, tirei carta e trabalhei seis anos na Prefeitura, puxando na área escolar. Era para ser candidato a vereador lá, mas como o meu pai não deixou. Assim, sem ser candidato, tive 14 votos”, contou. Na época, o último vereador eleito teve 19.
Colinha trabalha há 25 anos como motorista de ônibus. “Faço linhas as 5h e as 11h30 . Levo estudantes da zona rural. Busco de manhã, leva no almoço e a tarde de novo”, afirmou.
Problemas de Votuporanga
O vereador apontou os problemas de Votuporanga. “Simonsen e Vila Carvalho ficaram um mês sem médico. Hoje o profissional ganha quase R$ 14 mil, ele está trabalhando e depois fala fala que está indo embora. Na quarta-passada, já começou atendimento”, destacou.
Para ele, falta área de lazer no município. “Não tem local para as crianças. Fui em Rio Preto para fazer parques educativos em Votuporanga”, emendou.
Experiências
Para Colinha, o que ele leva das duas legislaturas é a amizade e melhorias para a comunidade. “Minha alegria é amizade, a gente passa a ter amizade aonde você vai e as conquistas, quando a gente está ajudando a população”, finalizou.