Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O presidente da 66ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Votuporanga, Carlos Roberto de Biazi, esteve ontem no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, para falar sobre a eleição da presidência do órgão, realizada na última quinta-feira. Ele apontou ainda sobre as conquistas de sua gestão. “Demos uma atenção especial voltada para a preparação do advogado. A Ordem preocupa-se além dos seus pleitos corporativos, coisas que interessam somente aos advogados, cuidando também em outros interesses da comunidade. Preparamos uma agenda para o advogado; instalamos biblioteca, permitindo comprar livros subsidiados de até 50% de desconto das melhores editoras do Brasil; edificamos imóvel anexo, trocamos a aparelhagem de informática e fomos melhorando as condições de trabalho, sem esquecer aas defesas inerentes das prerrogativas. Paralelo a isso, realizamos trabalho junto a comunidade”, ressaltou.
Biazi destacou o atendimento a população. “Editamos cartilha da família, levando junto a população coisas básicas inerentes ao dia a dia. Desenvolvemos o projeto “OAB e cidadania” em todas as escolas de Votuporanga, programa “OAB vai ao seu bairro”, atendendo a população carente que não tem condição de pagar advogado. Atendemos na Casa do Advogado uma gama enorme de pessoas que vão buscar o elementar acesso á Justiça”, enfatizou.
Ele explicou como acontece a prestação de serviços. “Todos nós sabemos que o acesso a Justiça deve ser garantido pelo Estado a toda população, assim como outros direitos elementares. O governo não possui estrutura de defensores capazes de atender a demanda. Em SP, a Procuradoria do Estado firmou convênio com a OAB para que a Ordem, através dos advogados credenciados, atenda a população carente”, contou.
Na Casa do Advogado, em frente ao Fórum, todos os dias no período da manhã tem um plantão com um advogado e duas funcionárias que atendem de uma maneira geral. “Este atendimento é feito, sem qualquer encargo para o cidadão, desde que faça prova de que não dispõe de recursos para contratação de advogado. Ele deve elaborar uma simples declaração”, orientou.
O presidente reeleito disse ainda que a OAB faz a distribuição por áreas de atuação. “O advogado vai colher uma declaração e encaminhar para o credenciado. Existe um sistema no programa que permite que as distribuições sejam encaminhadas ao advogado credenciado e de maneira justa pra que nenhum atenda mais que o outro”, afirmou. Segundo Biazi, 90% dos processos tramitam sobre os cuidados e patrocinado pelos advogados da assistência judiciário.
Eleição
Para Biazi, a comemoração pela eleição do órgão foi “além da vitória, mas do processo democrático que vivemos na OAB com a maior lisura, transparência e lealdade dos participantes. A gente não tinha enfrentado uma disputa com três chapas concorrentes, dado ao valor dos colegas que concorreram, a disputa foi acirrada, mas leal, voltada aos propósitos da advocacia”.
Este é o terceiro mandato do presidente reeleito. “Votuporanga é um local privilegiado por várias razões e no âmbito da justiça, são abnegados advogados, promotores, juízes que comungam por um consenso ideal de justiça. Temos um relacionamento muito amistoso. Foi a forma de retribuir a forma carinhosa que o município nos recebe”, concluiu.