Na última terça-feira foram entregues 13t de frutas, verduras e legumes; 50 entidades de Votuporanga e região são beneficiadas
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Treze toneladas de alimentos foram entregues na última terça-feira pela Codafavo (Cooperativa da Agricultura Familiar de Votuporanga). Esta foi a primeira do ano a ser realizada no novo endereço da cooperativa, que agora fica na avenida Emílio Arroyo Hernandes, n.º 2142, no bairro Pozzobon.
Frutas, verduras e legumes chegam dos produtores cooperados de Votuporanga e região da seguinte forma: o governo federal compra os alimentos e a Codafavo faz o repasse às entidades assistenciais, através do projeto de compra simultânea.
Toda terça-feira tem a entrega de alimentos. Estima-se que 400Kg de alimentos sejam distribuídos a cada semana.
Relevância
A Codafavo é uma cooperativa independente, tendo o auxílio do deputado federal João Dado. Ela existe há oito anos na cidade, e atualmente gera cinco empregos diretos, mais oito indiretos. O vereador Osvaldo Carvalho foi quem viabilizou o projeto para Votuporanga, possuindo grande vínculo tanto com as entidades beneficiadas quanto com os produtores rurais.
O presidente da Codafavo, Cláudio Aparecido Giolo, explicou que 50 entidades assistenciais de Votuporanga e região contemplam o programa. Para ser beneficiado, a entidade precisa estar cadastrada, informando a quantidade de pessoas que são atendidas.
Merenda
Hoje, a merenda escolar de Votuporanga também é produzida com os alimentos da Codafavo.
Através de uma lei federal, foi estabelecido que quando existe na cidade uma cooperativa, semelhante à Codafavo, a prefeitura deve destinar 30% do valor total da merenda para o órgão, na aquisição de alimentos. Atualmente, a Prefeitura de Cosmorama também recebe os produtos, uma vez que venceu a licitação.
Repasse
Com a Codafavo em Votuporanga, quem sai ganhando, além dos beneficiados das entidades por receberem alimentos de ótima qualidade, são os produtores rurais, que têm do governo federal o pagamento pelos produtos. Num total de 10 meses, cada produtor recebe cerca de R$ 4.230.
Os produtores que participam do projeto são de Cardoso, Cosmorama, Valentim Gentil, Parisi, Fernandópolis, Mira Estrela, Américo de Campos, entre outras cidades.
Voluntário
Durmevil Augusto de Oliveira Filho é voluntário há três anos da creche Irmão Mariano Dias. A cada entrega feita pela Codafavo, ele se encarrega de buscar os alimentos.
Frutas, verduras e legumes, segundo Filho, são destinados às crianças assistidas, e divididos também entre as famílias carentes vinculadas à entidade. Ele é aposentado e decidiu ajudar, uma vez que segue a doutrina espírita. “Temos que fazer a caridade, e eu me sinto bem ajudando assim”, disse.