Foto de escorpião em vidro foi tirada por internauta e postada no "Proteste Já Votuporanga", do Facebook
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga registrou aumento no número de vítimas que foram picados por animais peçonhentos, como escorpiões.
Segundo informações passadas pela comunicação da Secretaria Municipal da Saúde, em 2011 foram 193 notificações, com 160 casos confirmados. No ano passado, estes números quase que dobraram: foram 315 notificações e 276 casos positivos. Em 2013, ainda de acordo com o balanço da Secretaria, foram duas notificações e dois casos confirmados.
Reclamação
No “Proteste Já Votuporanga”, página da rede social Facebook, uma internauta postou uma foto de um escorpião dentro de um vidro, que teria sido encontrado no bairro Colinas, zona norte da cidade. “Aqui no Colinas está cheio de escorpiões. Uma amiga minha do bairro, ao tomar banho, foi picada por um que estava escondido na bucha". Outra pessoa também comentou a foto: "minha irmã achou um escorpião amarelo na casa dela na rua Javari, entre a Bahia e São Paulo. A Vigilância disse que vem do esgoto. Votuporanga está cheia, precisa ser feita alguma coisa, é um perigo".
Outra internauta cobrou: “eu gostaria de solicitar à Secretária da Saúde a prevenção de cuidar melhor dos bueiros. O custo é baixo para passar veneno e só assim acabaria com os insetos; os pernilongos estão demais”.
Esclarecimentos
Por meio de nota, a Secretaria da Saúde esclareceu que o Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), atende notificações feitas via telefone. Em seguida, o agente de vetor vai até a casa do solicitante, com a proposta de orientá-lo sobre os possíveis locais em que os escorpiões se abrigam e os cuidados que se deve ter para que os acidentes sejam evitados.
O órgão ainda orienta sobre a maneira correta a retirada destes animais. O morador deve ter cuidado ao tentar remover ou eliminar o animal peçonhento, sempre utilizando luvas de couro ou algum outro material de proteção, para que não seja picado. Além de oferecer orientações importantes, o Secez poderá ser contatado para que a vistoria no imóvel e nos terrenos baldios ao redor seja feita pelas equipes de agentes.
Os acidentes com animais peçonhentos ocorrem por toda a cidade, principalmente onde há acúmulo de entulhos (madeiras, tijolos, pedras) e matéria orgânica (folhas, frutos e fezes de animais em decomposição). Esses locais são favoráveis para a proliferação de pequenos insetos, principal fonte de alimento dos escorpiões.
Atendimento de urgência
Se a pessoa for picada, é necessário lavar o local com água e sabão e encaminhá-la imediatamente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou ao pronto atendimento do Mini-hospital do Pozzobon.