Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotpuoranga.com.br
Quem esteve no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, foi o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jorge Seba. Ele afirmou que o prefeito Junior Marão vai conduzir esta segunda gestão em um ritmo muito maior que a anterior, aumentando os projetos para o município, inclusive a construção de casas populares. Segundo o secretário, nos primeiros quatro anos de governo foram construídas mil unidades habitacionais, a meta é fazer pelo menos mais duas mil.
Seba explicou que o Departamento Municipal de Trânsito saiu de sua pasta, com a criação da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte Público. Ele disse ainda que divide com o Waldir Petenucci, secretário de Obras, parte dos serviços. “Fico com os projetos e convênios”, contou.
Para os próximos quatro anos, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano deve elaborar diversos projetos, desde a parte viária, abertura de novas avenidas, institucionais (escolas, creches, unidades de saúde, enfim, tudo o que diz respeito a prédios públicos que a Prefeitura constrói), convênios nas áreas esportivas, de lazer, tudo passa pela Secretária de Jorge Seba, além do planejamento e o grande Departamento de Habitação. “O objetivo do prefeito, que foi atingido na primeira gestão, de construir mil casas, vamos pelo menos dobrar a partir de agora. A gente consegue construir ao menos duas mil casas. A cidade está com uma demanda muito grande de gente que quer se mudar para cá e outros que já estão morando aqui e querem a sua casa. Muitos vão conseguir”, disse Seba.
Segundo o secretário, a cada 30 dias, o município tem de um a dos novos loteamentos aprovados, de diversos tamanhos, estão em comercialização hoje cerca de 20 loteamentos particulares na cidade. “É impressionante o tamanho deste trabalho. Pedi até reforço ao prefeito para a equipe que avalia as solicitações. Também é grande a quantidade de pedidos para construções de casas e prédios comerciais, que vem em um ritmo grande, mantido ano após ano”.
Seba contou que em 2009 a Prefeitura fez uma pesquisa para saber o déficit habitacional do município. “Quase 11 mil famílias fizeram a inscrição. Com a triagem, chegou-se ao número de 6.600. Digamos que atendemos mil na gestão passada, ficaram 5.500 sem moradia própria. Precisamos dar condições às pessoas que querem suas casas”, ressaltou.
Ampliação de avenidas
O secretário comentou ainda a ampliação da avenida Mário Pozzobon. “Ela nasce no São Cosme e corta a avenida Jerônimo Figueira da Costa. Passa no jardim Universitário e vai continuar atrás no futuro shopping e ainda cortando a avenida Antônio Augusto Paes, vai facear o futuro estádio municipal, o conjunto aquático e poliesportivo e a Unifev, será a maior avenida da cidade”, contou. Este é um projeto que começa a se concretizar neste ano.
Seba disse ainda que da avenida Antônio Augusto Paes nasce da Orácio dos Santos, que será duplicada. “Grande parte da população que mora no Pozzobon passa por esta avenida Orácio dos Santos”, explicou.