Prefeito Junior Marão e secretário do Emprego e Relações do Trabalho assinaram o convênio
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga e outras cidades da região já contam com o programa de microcrédito habitacional Casa Paulista. O secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Ortiz, e o prefeito Junior Marão assinaram ontem, às 15h, o convênio que possibilita a realização dos empréstimos no município, por meio do Banco do Povo Paulista.
Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Habitação, o programa é destinado aos mutuários adimplentes da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), inclusive os que já quitaram seus imóveis.
O Casa Paulista vai oferecer verba para a reforma, ampliação ou adequação das moradias. A verba pode ser usada para a compra de material de construção, inclusive mão de obra, em atém 50% do valor do material. A CDHU tem 353.932 mutuários ativos. São 451,1 mil unidades entregues. Destas, 97,2 mil estão quitadas.
Para o prefeito Junior Marão, o Casa Paulista é um dos grandes projetos do Governo do Estado de São Paulo. “Vai trazer muitos benefícios para os moradores. Votuporanga tem mais de dois mil contemplados com casas da CDHU, que vão poder contar com este empréstimo com taxa de juros barata, por meio desta linha de crédito especial”.
Para o deputado Carlão Pignatari, esta atitude vai garantir inúmeras vantagens. “O morador vai deixar a casa em ordem. Em breve, serão atendidos também mototaxistas e motofretistas com crédito para que comprem suas motos e se atualizem”.
Ortiz ressaltou que o Casa Paulista vai dar oportunidade a quem não tem recurso suficiente para aumentar a sua casa. “O programa vai satisfazer o desejo do mutuário da CDHU e ainda gerar emprego e renda aos profissionais da construção civil. Queremos também, em breve, atender a pessoas que não estão ligadas ao CDHU”, destacou.
O diretor executivo do Banco do Povo Paulista, Antônio Mendonça, disse que foi preciso acelerar a elaboração do projeto Casa Paulista, atendendo ao pedido do governador, que quer atender todo o Estado até o final do mês de março. Ele destacou ainda o desempenho do Banco do Povo em Votuporanga. “A média de crescimento no ano passado no Estado foi de 45%, em Votuporanga, foi de 112%, mais que o dobro”.
Por meio do programa, o mutuário poderá pegar empréstimo de R$200 a R$7.500, que pode ser divido em até 36 parcelas. A taxa de juros é de 0,5% ao mês, a menor entre as instituições financeiras do país.
Terão direito a este benefício os mutuários que residirem no imóvel objeto do financiamento, que esteja adimplente com a CDHU, com renda familiar de até cinco salários mínimos, sem restrições cadastrais e apresente um fiador (pessoa física sem restrições cadastrais – pode ser parente de primeiro grau, desde que não resida no mesmo endereço do tomador). O requerente deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cópia do pagamento.