Quem usar a vaga reservada comete uma infração leve e pode ser multado em R$53,20
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Um assunto que nem deveria estar em discussão, ainda precisa ser comentado, a falta de respeito às vagas para idosos e deficientes físicos em áreas públicas. Moradores de Votuporanga têm enfrentado dificuldades na hora de ocupar estas vagas demarcadas. É importante lembrar que o uso indevido destes espaços resulta em multa. A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Segurança, está intensificando a fiscalização nas ruas da cidade.
Suely Medici reclamou recentemente deste problema utilizando de rede social. Ela diz que no Centro da cidade, os deficientes não têm prioridade alguma. Ela tentou ocupar três vagas, que estavam sendo utilizadas irregularmente. Passou 20 minutos procurando por um espaço livre.
Camila Marques, que é cadeirante, comentou que, “as pessoas não se conscientizam da importância da vaga. Não é só por estar perto da entrada (de algum estabelecimento), é por ser grande para a cadeira sair, é por ser próxima à rampa, mas é assim, ninguém se importa até sentir na pele”.
Álvaro Rosa Peixoto Júnior, pai de Pedrinho, que precisa ser carregado em cadeira de rodas ou no colo, disse que às vezes precisa parar muito longe de onde precisa ir, se quer conseguir uma vaga preferencial. “As pessoas autorizadas a usar as vagas têm um cartão que fica exposto no para-brisas do carro, já vi muitos usando o espaço sem esta autorização. Somente quando você precisa é que passa a ter noção da importância deste estacionamento”.
A Prefeitura informou que está intensificando a fiscalização de estacionamento irregular em vagas de idosos e deficientes. “É um desrespeito alguém estacionar nestas vagas privativas sem estar na condição de idoso ou deficiente. Estamos trabalhando para coibir esta infração e contamos com a compreensão de todos os motoristas e de toda a população”, informou o secretário Rolando Nogueira.
Em casos de flagrantes a população pode denunciar pelo telefone da Secretaria de Trânsito, no horário de expediente, pelo 3422-3042 ou pelo 190 da Polícia Militar. A penalidade para quem comete esse tipo de infração é leve com multa de R$53,20.
Idosos ou deficientes que ainda não possuem a carteira de identificação que permite a utilização do estacionamento privativo devem procurar a Secretaria de Transporte, Trânsito e Segurança, que fica na rua Minas Gerais, 3612, munidos de cópias do comprovante de residência no município de Votuporanga, RG e CPF; para deficientes ainda é necessária apresentação da cópia do laudo médico que comprove a deficiência de locomoção informada. Mais informações pelo telefone (17) 3422-3042.