Os grafiteiros aproveitam as horas vagas para levar a arte para as paredes da escola
Da Redação
Levar a arte para dentro da escola, essa é a intenção do trabalho voluntário de grafiteiros em parceria com a direção da Escola Estadual Professor Cícero Barbosa Lima. Já são dois meses de criação, que deve durar até o final do ano.
Painéis de temas livres são produzidos pelos artistas Edgard Andreata (Degr), de Votuporanga; Tiago Cassaru (Chorão), de Santo André; Taís Gil, de São Paulo; e Anderson Serene (Pecks), de São José do Rio Preto.
Os grafiteiros estão montando em Votuporanga uma exposição de arte contemporânea, no Atol Cultural, que acontecerá em novembro, e nas horas vagas aproveitam para levar a arte para as paredes da escola. Estão sendo pintados três painéis de 40 metros cada.
Já são quase dez anos de trabalho voluntário realizado pelo grupo na escola e outras instituições.
“Os alunos tem muito curiosidade, às vezes a pessoa vê o grafite na rua e não tem tempo para falar com o artista. Aqui os estudantes podem nos questionar. O grafite é uma arte moderna, próxima à realidade do aluno. A nossa intenção é deixar também a escola mais alegre”, disse Edgard Andreata, que aprendeu sozinho as técnicas da arte e já participou da criação de diversos painéis na cidade, como o da quadra do CSU, em parceria com a Prefeitura.
A Escola Estadual Doutor José Manoel Lobo também está sendo beneficiada com o trabalho voluntário dos grafiteiros.
O grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.
A Escola
A Escola Estadual Professor Cícero Barbosa Lima conta com aproximadamente mil alunos, entre ensino fundamental e médio, sob a direção de Maria Cristina Romano Rolim.