Sabemos que dentro de uma organização, para obtermos engajamento é necessário fazer uso da motivação. O alicerce da motivação é estabelecido de acordo com o que cada indivíduo valoriza dentro de sua personalidade, ou seja, o que motiva uma pessoa pode não ser tão motivador para outra.
Sobre diversos aspectos envolvidos, a criatividade e fator motivacional estão relacionados, são recursos emocionais importantes no ambiente de trabalho, e se sobressaem em quaisquer atividades laborais, desde as gerenciais até a área de processos e manufatura. Os colaboradores dão tudo de si quando cada facilitador mostra um comportamento recíproco oferendo recursos e conhecimento aos seus colegas, é uma verdadeira tarefa de empatia. As pessoas sempre vão representar as reais ferramentas de medida produtiva e competitiva dentro da empresa de acordo com seu fator motivacional.
O sonho de toda organização, seja grande ou pequena, é conseguir o reconhecimento como a melhor empresa ao oferecer satisfação aos seus clientes, sociedade, acionistas e funcionários, e para isto ocorrer os líderes devem desenvolver habilidades que aumentem a satisfação e produtividade de seus colaboradores. As técnicas que estabelecem maior impacto motivacional comumente são as menos praticadas, mesmo sendo as mais fáceis de aplicar, mais baratas e capazes de triplicar os lucros. Em companhias com altos níveis de inovação, observamos um maior nível de agradecimento e respeito por parte de toda a equipe do que nas organizações que não se preocupam tanto em inovar. Sim, obviamente nossos negócios podem envolver tecnologia, processos, técnicas de fabricação, indicadores de produtividade, gráficos complexos, operações, mas acima de tudo nossos negócios envolvem bons relacionamentos. Lideramos sendo apenas o que somos, humanos, e não sendo profissionais, corporativistas ou elementos institucionais com cargos. Apenas humanos.
Ambientes altamente produtivos não necessitam de segredos, fórmulas mágicas e muito menos de heróis acadêmicos para prosperarem, somente precisam de implementar sistemas inteligentes capazes de inserir e aproveitar as ideias das pessoas que realizam o trabalho dia após dia. Talvez o meio mais importante para se alcançar a excelência em níveis operacionais seja explorar e aproveitar o poder intelectual e criativo de cada funcionário, esta é a verdadeira chave de inovação produtiva disponível e muitas vezes menos aproveitada. Oferecer a oportunidade de exercer autonomia e autoridade dentro de cada centro de trabalho aos colaboradores, concede a chance única de cada indivíduo selar com sua marca pessoal toda a atividade envolvida. A autonomia liberta a criatividade, o desenvolvimento e uma dedicação extra, o que impulsiona um alto desempenho, assim bem como um maior nível de satisfação operacional e engajamento com os processos em que cada indivíduo está envolvido.
Colaboradores municiados de autoridade e autonomia, demonstram confiança e a todo momento proporcionam resultados melhores com base nas iniciativas que os mesmos possuem, devido ao fato de acreditar que todo esforço vale realmente a pena. Quando as pessoas libertam o seu potencial para aquilo que são habilitadas, são capazes de oferecer maiores responsabilidades, assumir desafios evolutivos gerando resultados altamente eficazes. Se realmente a organização deseja obter vantagem competitiva, deve oferecer maior espaço e incentivar a sua equipe a assumir desafios, assim é possível aproveitar o verdadeiro potencial produtivo dos funcionários e alcançar metas. Quando este patamar é atingido, é necessário o reconhecimento aos colaboradores por tal atitude. O gerente, líder ou executivo deve deixar claro os resultados que deseja obter ao delegar uma nova atividade, deve fazer uma reflexão ao fazer escolhas sobre quais serão os supervisores responsáveis por cada etapa, de que informações os colaboradores precisam, e deixar claro quais informações toda equipe deve fornecer ao final da tarefa. Isso possibilita o engajamento e participação de todos nas tomadas de decisões. O bom planejamento gerencial e envolvimento da equipe possibilita atingir o conjunto de missão, visão e valores da organização.
O líder deve ter consciência de que existem diversos meios para se atingir o mesmo resultado, a flexibilidade se faz necessária, pois vários caminhos podem diferir de sua própria abordagem. Autorizar significa delegar, significa dar poder a um colaborador apto para agir em nome da organização ao fazer uma promessa a um cliente, muitas vezes comprometendo recursos. Delegar, oferece à alta gerência a oportunidade dos colaboradores se desenvolverem cada vez mais em suas respectivas funções, cada colaborador torna-se a melhor escolha para executar cada tarefa, e oferecer um passo além de sua meta diária de produção. O único especialista em qualquer atividade é aquele que a executa, os colaboradores não precisam de ordens burocráticas para suas tarefas, mas sim de permissão para saber como corresponder melhor a elas.
O ambiente de trabalho pode oferecer muitas oportunidades, de desenvolvimento pessoal e profissional e quando o gestor faz a combinação adequada com as pessoas certas, os resultados surpreendem. É importante fornecer políticas de reconhecimento à equipe, pois quando os profissionais estão comprometidos, independentemente de qualquer fato, os mesmos vão ser capazes de trabalhar o número de horas que for preciso para atingir suas metas, um bom gestor conquista este comprometimento.
Quando as pessoas são tratadas como a alavanca principal e não como peças de segunda linha de um ambiente produtivo, existe o nascimento da motivação, da qualidade e satisfação, da criatividade individual e coletiva e do compromisso com a organização. Esta sim é a chave inovadora na indústria de sucesso.